• Kelly V. Giudici

Adeus, 2020


2020 foi um ano único. Triste, estranho, louco. Nunca antes as gerações atuais viveram uma pandemia. Que ainda não acabou, mas que já deixou marcas na vida de todos nós.

Nós do NutS esperamos que ao longo dos meses deste ano excêntrico tenhamos ajudado nossos leitores a sentirem prazer ao se alimentar, com mais consciência, conhecimento e equilíbrio. Em um ano em que a vida virou de cabeça para baixo, tudo bem que o equilíbrio tenha saído um pouco dos eixos, desde que haja disciplina e força de vontade para alcançá-lo novamente.


Hoje, trazemos um compilado do que abordamos aqui durante este ano tão peculiar. Entre uma série e outra, que tal maratonar o NutS também? Tem conteúdo para todos os gostos!

Criatividade

A nova rotina nos tirou à força da zona de conforto, e quem exercitou a criatividade provavelmente conseguiu tirar mais proveito da situação inusitada. O NutS deu várias dicas de como ser mais criativo com a sua alimentação! E também convidamos todos a entenderem quais novos hábitos foram adotados ao longo do ano, em um exercício que vale a pena ser feito individualmente por todos aqueles que querem começar 2021 mais alinhados com as suas metas, propósitos e objetivos. Se alimentar melhor é tão complexo que chega a ser fácil (e por mais louco que possa parecer, desmistificamos este paradoxo aqui).

O aconchego do lar e as comidas que abraçam

Adaptar-se nunca foi tão necessário! Fomos quase todos obrigados a passar a maior parte do tempo em casa, o que deixou muitos de nós à beira de um colapso mental. Mas enquanto exercitávamos a necessária paciência, aprendemos também a "degustar" mais o nosso lar e a usufruir do que o ambiente em que vivemos tem a oferecer. Apresentamos o estilo hygge dinamarquês, falamos sobre como adaptar a alimentação durante o confinamento, e ensinamos a aproveitar as comfort foods sem culpa.


Não às fake news

Em meio a tantas informações, fake news se propagaram na velocidade da luz, confundindo e pondo em risco a saúde de muitas pessoas. Listamos algumas das principais relacionadas ao COVID-19, esclarecendo uma a uma.



A terapia da mão na massa

Cozinhar nos conecta com os alimentos e ajuda a descarregar o stress, funcionando para muitos como uma terapia! Ao longo do ano, ensinamos aqui como preparar salada de pote, torta rápida de liquidificador, alichella, pão de baixo índice glicêmico, lanche de carne louca, risole de queijo, assado de espinafre e tomate cereja, tomates recheados com cottage, mini bruschetta integral, hambúrguer caseiro, sopa fonte de proteínas, esfiha de carne, paçoca de carne de sol, pão de queijo e iogurte caseiro. Você testou alguma delas? Ainda está em tempo!

O dom de cuidar das plantas

Com um guia sobre como montar uma horta em espaços restritos (mesmo em apartamentos pequenos!), mostramos que é possível cultivar seus próprios temperos e alimentos orgânicos, baratos e cheios de sabor!



Os 5 sentidos

Paladar, olfato, visão, audição e tato: todos eles influenciam na nossa relação com a comida! Mostramos como explorar melhor cada um dos seus sentidos e ter mais prazer ao comer!


O raio-X dos alimentos

Conhecer detalhes sobre os alimentos nos torna mais íntimos e nos incentiva a incluí-los na nossa alimentação, explorando todos os benefícios que eles podem nos oferecer. Neste ano, conhecemos mais sobre o mel, açaí, maçã, pinhão, alcachofra, chia, lichia, manjericão, cúrcuma, champignon, jabuticaba e edamame. Além disso, mostramos quais as diferenças entre as aves que costumamos comer nas festas de fim de ano: peru, chester e frango.

Os cuidados com a saúde

Saúde óssea,(em uma série tripla abordando o vegetarianismo, os fatores anti-nutricionais dos alimentos e compostos bioativos que ajudam no metabolismo ósseo), cuidados com o sono durante a pandemia, como lidar com as falhas no processo de perda de peso, a atuação do zinco no sistema imunológico, qual o melhor tipo de sal para evitar pressão alta... foram muitos os temas abordados no NutS para informar sobre como a alimentação pode prevenir doenças e ajudar a tratá-las!

Alimentação e saúde das crianças

Cuidar da alimentação dos pequenos também é importante! Aqui você encontra lanches criativos e saudáveis, cuidados com o sono e a importância da atividade física e como a ciência evoluiu na área da alimentação infantil. Além disso, demos dicas de como reduzir os eventos de refluxo nos bebês, e apresentamos fatores que ajudam a moldar o comportamento alimentar futuro das crianças.


Desejamos a todos um Feliz Natal e um iluminado e saudável 2021! O NutS estará de férias em janeiro, e volta com novidades em fevereiro. Até breve!



Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags