Alimentação na quarentena da pandemia: devo mudar algo?

25/03/2020

Escrito por

 

Este deve realmente ser o tema mais inusitado de todo o histórico do NutS. Quem diria que um dia estaríamos (quase) todos confinados em casa por semanas para combater a propagação de um vírus durante uma pandemia?! Pois bem, o ano é 2020 e a situação é real.

 

É natural que passando a maior parte (ou 100%) do tempo dentro de casa, o nosso gasto energético seja reduzido. E isso pode fazer uma diferença grande no nosso balanço energético ao considerarmos as semanas (talvez meses) que essa condição de confinamento poderá durar. Por isso, é importante prestarmos mais atenção à nossa alimentação neste período, bem como é imprescindível que nos esforcemos para aumentar o gasto de energia, estimulando atividades físicas possíveis neste contexto. Afinal, todo balanço energético advém de um equilíbrio entre o “comer” e o “gastar”.

 

 

Se a vida te der limões, faça uma limonada

 

Já que a situação é esta, façamos dela o melhor possível. Para quem está trabalhando em home office, o tempo de deslocamento até o trabalho está sendo economizado. Para quem está dispensado do trabalho ou da aula, este tempo está ainda maior. Use parte deste tempo para pôr em prática estas dicas:

 

 

● Essa é conhecida, mas merece todo o destaque: que tal usar um pouco deste tempo livre para cozinhar? Teste receitas e descubra que preparar refeições pode sim ser uma atividade prazerosa e até mesmo calmante.

● Quem tem filhos pequenos pode inclusive inclui-los nesta atividade, tornando este um momento útil e ao mesmo tempo divertido.

● Se seu congelador tiver espaço, prepare várias porções e congele-as para ter refeições prontas para o horário do almoço. Para quem está em home office, pode ser difícil cozinhar neste horário. Ter comida caseira pronta ajuda a manter o hábito de parar e comer, ao invés de simplesmente pegar algum snack e comê-lo em frente ao computador.

● Hora de limpar e reorganizar os armários e a geladeira! De verdade. Tirando absolutamente tudo e recolocando no lugar. Sua cozinha pode revelar coisas incríveis neste momento, principalmente para quem não tem o hábito de fazer este extreme makeover com certa frequência, ou para quem divide a casa com pessoas que não o fazem.

● Ative o sistema "primeiro que vence, primeiro que sai" (PVPS) na sua cozinha e na dispensa, organizando os alimentos para que aqueles que devem ser consumidos antes fiquem sempre mais visíveis.

● Esta limpeza sempre rende a redescoberta de produtos que nem lembrávamos de ter adquirido, e que muitas vezes estão próximos do vencimento. Que tal inovar nas receitas, incrementando-as com eles? Sopas, risotos, massas e tortas são ótimas 'bases" para a inclusão de novos ingredientes.

 

 

E como estimular a prática de atividade física dentro de casa?

 

 

● Quem tem quintal, jardim ou um espaço maior pode até planejar atividades mais "ativas", que envolvam correr, pular e andar.

● Para quem já está habituado com exercícios de musculação, continuar os treinos de modo adaptado (sem os aparelhos) é possível.

● Limpar e organizar a casa mexe o corpo e ainda deixa o ambiente bem mais agradável para o confinamento!

● Com música, fazer faxina fica mais divertido, além de aumentar as chances de você queimar mais calorias dançando!

● Você tem filhos? Dedique mais tempo a atividades com eles, bem como envolva-os nas atividades da casa na medida do possível, para estimular a prática de atividades físicas deles também.

● Você tem cachorro ou gato? Brinque mais com o seu mascote! Além de divertido, você garante atividade extra para ambos!

● Mora em um sobrado? Use as escadas com mais frequência!

 

Vale lembrar: atividade física é qualquer atividade realizada pelo corpo. Subir escadas, varrer, andar, limpar... tudo isso se encaixa como atividade e aumenta o gasto energético, se comparado ao ato de dormir ou a ficar sentado, por exemplo!

 

 

Cuidar do bem-estar também envolve outras atividades

 

Como sempre orientamos aqui, equilíbrio é a chave de tudo. Neste momento delicado, fazer atividades que busquem o bem-estar e o entretenimento também é muito importante. Além disso, manter-se ocupado nos distancia da vontade de comer somente para nos distrairmos ou confortarmos. Tente burlar a famosa "visitinha à geladeira" fazendo atividades como:

 

● ler livros (certamente há alguns na sua estante te aguardando há um certo tempo!);

● assistir a filmes, séries e documentários;

● fazer exercícios de lógica (existem vários desafios e cruzadinhas disponíveis online);

● jogar jogos de tabuleiro com as pessoas que dividem a casa com você;

● escutar música;

● meditar.

● fazer uma sessão de autocuidados com um banho relaxante (sim, um home spa!)

 

 

Como já falamos aqui antes, momentos marcantes costumam ser propícios para mudanças de hábitos. Quer momento mais marcante do que este?! Reflita, e fique em casa!

 

Please reload

Últimos posts

Raio-X do Alimento: Pinhão

July 1, 2020

1/10
Please reload

Tags