top of page
  • Foto do escritorKelly V. Giudici

O esforço rumo ao desconhecido



A maioria das pessoas incluem em suas metas e objetivos de vida conseguirem seguir hábitos que aumentem a qualidade de vida, e é bem comum que a alimentação figure entre eles. Seja pelo bem-estar, pelo rendimento físico ou pela estética, almejar uma alimentação diferente da atual é muito frequente.


O interesse em realizar mudanças nos hábitos alimentares é uma das razões pela qual você provavelmente lê o NutS, inclusive! Falamos muitas vezes sobre como mudanças de hábito requerem tempo e como elas têm mais chance de obter sucesso caso sejam feitas gradativamente, mas é importante lembrar duas coisas imprescindíveis para isso: esforço e comprometimento. Com você mesmo (a), no caso.


Mudanças gradativas na alimentação são comprovadamente mais saudáveis, mas se mal executadas, podem facilitar com que percamos o foco e tornemos o caminho gradativo demais (em outras palavras, “devagar quase parando”). Por isso, é fundamental conseguir alinhar a sua meta a um prazo, para que você consiga entender como percorrer o caminho rumo a ela sem apressar-se demais (pois já vimos que isto só favorece a desistência), mas também sem perder o foco. E se conseguíssemos identificar momentos mais propícios para um estímulo adicional?





Pegando carona em novas situações


Imersões em situações que forçam a quebra de rotina são como um balde de água fria que obriga a despertar. E estas podem ser as mais variadas: viagem, demissão, um novo emprego, a descoberta de uma gravidez, a perda de uma pessoa próxima, o começo ou o fim de um relacionamento. Enfim... mudanças de etapa da vida que naturalmente nos jogam em "novos ares". Você com certeza já passou por alguma(s) desta(s) experiência(s), e sabe bem que, quando não há outro caminho, aprender a resolver um problema do dia para a noite às vezes é a melhor maneira de fazer aquilo que você nunca achou que teria que fazer.



Por isso, preste mais atenção nas oportunidades. Sejam elas o menu do restaurante (por que não provar um prato diferente?) ou uma situação em que seja mais fácil optar por dar o primeiro passo de uma mudança de hábito que você vem há tempos adiando na sua lista de metas.

Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags
bottom of page