top of page
  • Foto do escritorKelly V. Giudici

O paradoxo da Nutrição



Em um mundo cheio de informações sobre uma ciência repleta de detalhes e de constantes descobertas como a Nutrição, fica a constante dúvida: se alimentar de maneira equilibrada é simples ou complexo? Fácil ou difícil? Possível ou impossível? Já abordamos este tema antes, sob outro aspecto (não lembra? Confira aqui!), mas conforme o tempo passa, continuamos percebendo, enquanto nutricionistas, uma preocupante tendência social de problematização da alimentação.


Os agentes causadores deste comportamento social são vários: da imprensa jornalística a influenciadores digitais, de amigos e conhecidos a, infelizmente, uma parcela de nutricionistas: há muitos grupos transformando a alimentação em um desafio de matemática complicado, um embate entre vilões e mocinhos ou em um enigma cheio de contradições e de difícil compreensão.



Problematizar demais faz mal à saúde



Culpa, stress, ansiedade, alterações nos hábitos de convívio social, gastos financeiros excessivos... a lista dos potenciais malefícios ocasionados quando nos preocupamos além da conta com a nossa alimentação é enorme. Mas por que se preocupar demais? Acredite, você não deve se preocupar demais (o excesso de preocupação com a alimentação pode, inclusive, evoluir para um transtorno alimentar - a ortorexia, já apresentada aqui). Então, o mais importante é: como não se preocupar demais? É nesta resposta que entra o paradoxo da Nutrição: entendendo que se alimentar de maneira saudável é tão complexo que chega a ser fácil.



Como assim?


Não se assuste se a frase pareceu ilógica. No fundo ela vale para diversas outras situações. É uma questão de perspectiva. Para escrever em um papel uma frase em inglês você precisou desenvolver sua cognição, ser alfabetizado, praticar a escrita, aprender um segundo idioma, produzir (ou comprar) um instrumento de escrita (lápis, caneta etc) e um papel. Inúmeras ações e conhecimentos são necessários para isso. Mas uma vez que você conhece os elementos, você é capaz de simplesmente executar a ação e obter um resultado. E o complexo fica fácil, e até mesmo intuitivo.



Com a Nutrição também é assim. Em linhas gerais, o que a ciência mostra diariamente por meio de complexos e detalhados estudos é que, em nível populacional, a receita básica mais efetiva rumo a de um estilo de vida mais saudável se resume a um conjunto de poucas "regras", velhas conhecidas e tão óbvias que tendemos a querer complicar. São elas:


● Comer de modo equilibrado (em quantidade e qualidade);

● Ter um estilo de vida ativo (não-sedentário, o que não significa necessariamente ter uma rotina pesada de exercícios físicos);

● Dormir por um mínimo de horas (que em geral varia de 6 a 8h entre as pessoas) todas as noites, em ambiente escuro e tranquilo;

● Não fumar;

● Evitar excessos de todos os tipos (alimentares, de atividade física, de consumo de álcool, de stress, de privação de sono, etc);


Nosso corpo tem um circuito de autorregularão muito afinado e que trabalha continuamente buscando equilibrar o metabolismo frente aos inúmeros excessos a que o expomos no dia-a-dia. O que precisamos é ajudar este circuito a funcionar naturalmente.



Para isso, esqueça a matemática de calorias, o cardápio engessado e restrito, o "detox", o "dia do lixo", a demonização do glúten e da lactose e o falso milagre da agua quente com limão, do chá diurético e afins. Em vez disso, muna-se de informações confiáveis e, com elas, simplifique seus hábitos.


Por onde começar?


●Se você esta lendo este texto, já começou! O proposito do NutS é justamente traduzir as evidências científicas da Nutrição em informações fáceis para que, com elas, você se sinta mais confortável e seguro para simplificar suas escolhas alimentares. Este site (bem como as nossas redes sociais) está recheado de conteúdo para promover uma alimentação descomplicada, equilibrada e feliz. Se é novo por aqui, confira nossos posts!


●Use e abuse do Guia Alimentar para a População Brasileira, um documento do Ministério da Saúde elaborado com o auxílio de pesquisadores e profissionais da saúde, e voltado especificamente para a promoção de uma alimentação saudável para os brasileiros. O NutS tem uma série especial que destaca e explica cada parte do Guia, confira!


●Evidentemente, existem situações em que cuidados e tratamentos específicos são necessários, e nelas o nutricionista é o profissional preparado para avaliar a alimentação e prescrever alterações na dieta de modo individualizado. Por isso, para situações específicas e um cuidado dietético personalizado, consulte um nutricionista.

Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags
bottom of page