Raio-X do alimento: Manjericão


O manjericão (Ocimum basilicum) é uma erva muito versátil podendo ser utilizado nas mais diversas preparações. Sendo uma planta perene, sua plantação em vasos e hortas duram bons anos. O manjericão que tenho em casa me rende até hoje bons molhos e pizzas.


Rico em componentes aromáticos que lhe confere um sabor marcante, seu aroma varia não apenas pela variedade de tipos, mas também pela sua condição de crescimento e o estágio em que é colhido, normalmente seu aroma é mais marcante nas folhas mais novas do que nas mais velhas.

Em relação a sua composição nutricional, o manjericão é rico em vitamina A, fonte de fibras, vitamina B2, cálcio, magnésio e possui ácido fólico.


Na culinária, o manjericão é muito conhecido na pizza de marguerita e no molho pesto.

O molho pesto foi criado em Gênova, no norte da Itália, seu nome deriva da palavra em inglês pestle (pilão), instrumento tradicionalmente usado no preparo para esmagar as folhas de manjericão e o alho.

Molho Pesto com amêndoa:

Ingredientes:


- 1 maço de manjericão (uma xícara só com as folhas, aproximadamente 28 g)

- 1 dente de alho

- 2 colheres de sopa amêndoa laminada

- 2/3 xícaras de azeite

- 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado


Modo de preparo:

1. Higienize o manjericão em solução de hipoclorito, seque e separe somente as folhas (veja como no post verduras fresquinhas);

2. Descasque o alho;

2. Em uma frigideira, toste as amêndoas laminadas e reserve;

3. No liquidificador ou processador, bata o azeite, as amêndoas, o alho, o parmesão e as folhas de manjericão até formar um molho;

Dicas:


O molho pesto, é uma receita prática e versátil, que você pode utilizar no macarrão, na carne grelhada ou até mesmo em uma brusqueta.

No macarrão: Numa porção para 2 pessoas, primeiro cozinhe o macarrão de sua preferência de acordo com as instruções da embalagem e reserve 1/2 xícara da água do cozimento do macarrão. Misture 2 colheres de sopa do molho pesto pronto na agua de cozimento que você reservou e misture no macarrão e sirva


Na carne: Na carne, você pode grelhar seu bife de preferência (filé mignon, alcatra, coxão mole) apenas com sal, e coloque o molho pesto por cima.


Na brusqueta: Misture o molho pesto no tomate em cubos para temperá-los, e monte sua brusqueta como preferir.


Bom apetite!



Referências: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 6.0. São Paulo, 2017. [Acesso em: 05/10/2020 ]. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca/. McGee, Harold. Comida & Cozinha: Ciência e cultura da culinária. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla; 2ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.



Últimos posts
Tags
Posts relacionados
Comentários
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2020 por NutS - Nutrition Science. Todos os direitos reservados.