Andrea D. Toledo
Raio-X do Alimento: Pinhão

Já passou Junho, entramos em Julho, e o que vemos em muitas festas juninas e julhinas do sul e sudeste do país é o pinhão, seja cozido, assado ou simplesmente usado como ingrediente em pratos típicos esse alimento brasileiro está muito presente nessa época do inverno. Com ele é possível fazer farinha, paçoca, bolinhos, pão e até mesmo sopas, risotos e uma grande variedade de pratos.
O pinhão, é a semente oleaginosa da árvore Araucária angustifólia, nativa da região sul e sudeste do país, com maior distribuição nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e menores nas regiões serradas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É inclusive, considerada a árvore símbolo do estado do Paraná.
Como fonte de alimentação, o pinhão foi evidenciado como importante fonte alimentar em pesquisas históricas e arqueológicas sobre as populações indígenas que viveram no planalto sul-brasileiro há seis mil anos atrás. Sendo também apreciados pelos os imigrantes italianos e alemães, os quais desenvolveram diversas receitas e uma culinária diversificada. O consumo do pinhão no sul do país é tão tradicional que existe, desde 1989 em Santa Catarina, a Festa Nacional do Pinhão.
Do ponto de vista nutricional, o pinhão cozido é um alimento natural, sendo uma ótima fonte de energia, possuindo cerca de 175kcal a cada 100g. Possui um alto conteúdo de fibras o que auxilia na melhor função intestinal e na saúde da microbiota, promovendo também a maior sensação de saciedade.
Além disso, o pinhão possui índice glicêmico médio e baixa carga glicêmica, fazendo com que não ocorram picos de insulina. Ele possui minerais como zinco, ferro, magnésio, cálcio, sendo fonte de fósforo e rico em vitamina C.
Ainda no pinhão, são encontrados lipídios benéficos para a prevenção de doenças cardiovasculares como os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9).

Para você que não sabe como preparar o pinhão confira a receita abaixo:
RECEITA DE PINHÃO COZIDO
Ingredientes:
500g de pinhão
2 litros de água
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Lave bem os pinhões em água corrente;
Em uma panela de pressão acrescente a água, o pinhão e o sal;
Deixei cozinhar por 40 minutos após pegar pressão;
Desligue o fogo e descasque e sirva.
Dicas:
Descasque os pinhões ainda quente, pois facilita.
O pinhão é uma opção saudável para os lanches intermediários.
Para quem prática atividade física, ele é uma ótima opção para lanches pré-treino, sendo uma excelente fonte de carboidratos.
Referências Bibliográficas:
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) 7.1. Disponível em:
http://www.tbca.net.br/index.html
Cartilha do Pinhão, 2 edição, 2015. Disponível em:
https://lacaf.paginas.ufsc.br/files/2015/08/Cartilha-do-Pinh%C3%A3o-edi%C3%A7%C3%A3o-2015-1.pdf
(Acesso em 26/06/2020)