• Kelly V. Giudici

Quais novos hábitos a pandemia te trouxe?



Hoje convidamos você a pensar um pouco sobre como os últimos 9 meses afetaram (e ainda têm afetado) os seus hábitos. Afinal, neste ano fomos obrigados a mudar muitos deles, sem nenhum preparo psicológico ou ação motivadora gradual.

Com o passar dos meses, fomos nos adaptando a novos (muitas vezes forçados) hábitos, de modo que alguns parecem ter chegado para ficar (a exemplo das práticas reuniões de trabalho virtuais que nos permitem vestir pijama da cintura pra baixo!), enquanto esperamos ansiosos para que outros deixem de ser necessários (quem não quer respirar tranquilamente sem uma máscara no rosto?). Sono, atividade física, atividades profissionais, vida social, tudo foi (em maior ou menor grau) alterado, não tem como não ter sido. E com a alimentação não é diferente.


Por isso hoje peço a você que reflita: o que mudou na sua alimentação com a pandemia que estamos vivendo? Você certamente vai descobrir que adquiriu novos hábitos, que podem ter sido para melhor ou para pior (ou até mesmo os dois ao mesmo tempo).



● Seus gastos com a alimentação aumentaram ou diminuíram?

● O fato de passar mais tempo em casa te deixou mais íntimo(a) da cozinha ou te fez virar fã dos serviços de entrega em domicílio?

● O modo como você higieniza e armazena os alimentos mudou?

● Você passou a se preocupar mais com a forma com que a alimentação pode fortalecer a imunidade?

● Você excluiu da dieta alimentos ou preparações específicas que antes costumava comer somente fora de casa? Se sim, sente muita falta deles?

● Você descobriu novos sabores ou modos de preparo que antes não faziam parte da sua rotina alimentar?

● Os horários das suas refeições foram alterados?

● Você agora dedica mais tempo e atenção para o momento das refeições, ou passou a fazê-las conectado no computador, celular ou televisão?

● Sua ingestão de bebidas alcoólicas aumentou ou diminuiu?

● O funcionamento do seu intestino mudou?


Pensar sobre tudo isso com calma, sendo sincero(a) consigo mesmo(a), pode ajudar bastante a entender quais dos novos hábitos têm feito bem a você e quais têm servido somente como uma válvula de escape para o misto de emoções às quais estamos expostos atualmente, e que podem impactar negativamente a sua saúde.

Ao fazer este exercício de auto-conhecimento, considere cada uma de suas suas respostas para planejar o que você pretende mudar, ou manter, em 2021. E conte com o NutS para continuar te ajudando no caminho rumo a uma alimentação mais equilibrada, livre de culpas, e feliz!




Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags