top of page
  • Foto do escritorStella R. Oliveira

Vegetais fresquinhos e bonitos por mais tempo



Este texto é para você que toda semana passa pela mesma coisa... vai à feira ou ao mercado e compra seus vegetais fresquinhos e viçosos, planejando consumi-los in natura ou utilizá-los nas mais diversas e deliciosas preparações. Porém, com o passar dos dias se vão a beleza, o sabor e o frescor dessas comidas em sua geladeira.


Saiba que o problema não para por aí: parte dos nutrientes contidos nesses alimentos também se perde com sua deterioração! Isso ocorre, pois mesmo após a colheita, os vegetais continuam vivos e seus processos biológicos permanecem ativos, fazendo com que eles continuem respirando, amadurecendo, envelhecendo e perdendo água, nutrientes, viço e brilho.


Mas a boa notícia é que nem tudo está perdido! Saiba que é possível prolongar o período de conservação desses alimentos, preservando suas características nutritivas e sensoriais.


Primeiramente é preciso ter cautela no momento da compra, evitando excessos e tendo cuidado ao manuseá-los, pois são extremamente sensíveis e quaisquer batidas e/ou cortes podem permitir a entrada de microrganismos e tornar seu envelhecimento mais precoce ainda.


Outra atitude importante é realizar a higienização correta destes produtos com o intuito de eliminar parasitas e micróbios que causam doenças, além de impedir sua deterioração prematura.




Para a higienização adequada de vegetais


● Selecione os alimentos, descartando quaisquer partes já deterioradas;

● Lave um a um (ou folha a folha) em água corrente, eliminando todas as sujidades visíveis;

● Coloque de molho por 15 minutos em água clorada, utilizando produtos à base de hipoclorito de sódio e seguindo a diluição indicada em suas embalagens. Pode ser utilizada também água sanitária própria para esta finalidade (observar esta informação no rótulo do produto), na seguinte proporção: 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água;

● Enxague um a um (ou folha a folha) em água corrente, retirando o cloro dos alimentos;

● Deixe escorrer bem e seque utilizando uma centrífuga manual para vegetais, ou deixe secar naturalmente sobre superfície limpa e com o alimento protegido;

● Coloque os vegetais em um saco plástico ou pote limpo, com uma folha de papel toalha sobre eles antes de fechar o recipiente. Se possível, dê preferência para potes com fechamento hermético, ou seja, que não permitem a entrada de ar, pois conservam melhor os alimentos;

● Mantenha sob refrigeração. Nesta última etapa, vale lembrar de usar a gaveta para verduras do refrigerador, pois ela foi pensada e fabricada para manter a temperatura e a umidade ideais para este grupo de alimentos.



E para durar ainda mais?


Caso não vá utilizar toda a quantidade de vegetais comprados para a semana, vale pensar em congelar. Para isto, existe uma técnica de pré-congelamento chamada de branqueamento, que consiste em inativar as enzimas que causam a deterioração do alimento e a degradação de nutrientes através de seu aquecimento seguido de resfriamento, ambos por tempos relativamente curtos. Esta operação pode ser também executada antes da desidratação de vegetais.



Apesar do nome, esta técnica não torna o alimento branco ou esbranquiçado. Na verdade, é capaz de manter mais vivas as cores do alimento e proporcionar maior durabilidade e qualidade de suas características sensoriais. Para isso, basta seguir os seguintes passos:


● Descartar quaisquer partes já deterioradas do alimento e lavar bem, eliminando todas as sujidades visíveis;

● Cortar o alimento no formato e tamanho desejados (de preferência em pequenos pedaços);

● Colocar os pedaços em uma panela com água fervente e deixá-los mergulhados até que a água volte a ferver com eles dentro;

● Esperar de 2 a 3 minutos e retirar os alimentos da água fervente, mergulhando-os imediatamente em um recipiente com água bem gelada.

● Esperar de 2 a 3 minutos, ou até que o alimento esteja completamente gelado;

● Escorrer a água e dividir o alimento em pequenas porções para levar ao congelador.

● Identificar as porções com etiquetas contendo a data de congelamento, para que não ultrapasse 3 meses no freezer.



A melhor notícia é que alimentos que passaram pelo branqueamento antes do congelamento não necessitam ser descongelados para serem utilizados, podendo ser levados diretamente para a panela!


Com estes cuidados, seus vegetais permanecerão frescos e nutritivos por mais tempo, e você evitará o desperdício de dinheiro e de alimentos!

Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags
bottom of page