top of page
  • Foto do escritorAndrea D. Toledo

Antepastos italianos: Sardella.

As festas e confraternizações de final de ano me inspiraram para a criação da série de Antepastos Italianos, na qual serão divulgadas algumas receitas feitas pela minha família. Iniciarei com uma receita de Sardella, feita a base de pimentões vermelhos, azeite e aliche, sendo uma deliciosa opção de aperitivos para as comemorações.

Sempre considerei as receitas como verdadeiros tesouros da nossa cultura e das nossas tradições familiares. As receitas atravessam gerações e resgatam costumes de uma época distante, e assim como tal, sofrem transformações ao longo do tempo na passagem de uma geração para outra.


Existem diversas receitas de Sardella, algumas usam sardinha no lugar do aliche, outras levam tomate além dos pimentões vermelhos, sem querer apresentar a receita "original", hoje compartilho a receita feita pela minha mãe, que traz toda sua história de receitas de primas e tias, adaptações até chegar nessa receita que tanto nos agrada e nos alegra. Espero que aproveitem, mãos à obra!

Receita de Sardella


Ingredientes:

  • 3 unidades médias de pimentão vermelho (750g);

  • 1 unidade pequena de pimenta dedo de moça (6g);

  • 2 dentes grandes de alho (10g);

  • 100 mL de azeite de sua preferência;

  • 1 pitada de semente de erva doce;

  • Aliche a gosto para salgar.


Modo de preparo:

  1. Lave, retire os talos e as sementes dos pimentões e da pimenta dedo de moça;

  2. Descasque e pique o alho;

  3. Triture a aliche com auxílio de um garfo ou pilão;

  4. Em uma panela de pressão refogue o alho no azeite, adicione os pimentões e a pimenta, tampe a panela e deixe no fogo após pegar pressão por 10 minutos.

  5. Retire todo o conteúdo da panela de pressão e passe em uma peneira (para retirada da pele) para uma outra panela;

  6. Ligue o fogo, adicione uma pitada de erva-doce e deixe apurar até a consistência desejada (quanto maior o tempo, mais espessa ficará a sardella), sempre mexendo para não queimar, caso considere necessário adicione mais azeite;

  7. Após chegar na consistência, adicione a aliche triturada a gosto para salgar e desligue o fogo;

  8. Coloque em um vidro com tampa e conserve em geladeira.

Dica: Como todo bom antepasto italiano, a sardella é servida com fatias de pão italiano e acompanha muito bem um vinho tinto.













Bom apetite!


Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags
bottom of page