top of page
  • Foto do escritorKelly V. Giudici

O que comer quando o ano começa pra valer?



Bem-vindo(a) de volta ao NutS! Depois das férias de janeiro, o NutS retorna renovado e com algumas novidades, mantendo sempre a missão de informar sobre Nutrição de forma leve e descontraída, embasado em evidências científicas.


Quais as novidades?


● Novo layout (ano novo, roupa nova!)


● Categorias: agora você pode encontrar na aba lateral da página inicial um menu com nossos textos divididos em categorias, para facilitar a pesquisa de temas que mais te interessem no momento. Nossos textos serão classificados em:


- Saúde: a Nutrição com foco na promoção da saúde e na prevenção e/ou tratamento de doenças.

- Alimento em foco: dicas e informações sobre o que você come! Armazenamento, valor nutricional, rótulos, propriedades...

- Já pensou? Filosofias e pensamentos relacionados ao nosso comportamento com a comida.

- Folclore nutricional: desmistificando temas polêmicos e combatendo as inverdades que às vezes se espalham por aí.

- NutS pelo mundo: um giro pela alimentação de outras culturas e outros países, e curiosidades variadas de experiências da equipe NutS com o pé na estrada!

- Receitas: fáceis, rápidas e nutritivas, para dar aquele empurrãozinho rumo à arte na cozinha!

- CritiNutS: resenhas e opiniões sobre filmes, livros, documentários e afins, que abordem a Nutrição sob os mais amplos olhares.


● O NutS quer saber mais sobre a sua opinião! No instagram, teremos enquetes para saber qual tema chama mais a sua atenção.



Vale lembrar que...


● As tags continuam no menu lateral, facilitando buscas mais específicas sobre os assuntos variados!


● No nosso perfil no Instagram você encontra o #miNutS, sua dose rápida de informação exclusiva para a rede social, publicado às segundas e sextas! Já nos segue por lá? Somos @nuts.nutritionscience. E no Facebook, somos NutS – Nutrition Science.



Agora voltemos ao título do post: “Quando o ano começa pra valer, o que comer?” Após as festas de fim de ano, confraternizações regadas a quitutes e sabores variados, chega janeiro: mês de férias, viagens e verão. Tudo isso tende a alterar os nossos hábitos alimentares, dadas as variadas oportunidades de sair da rotina. E isso não é nenhum problema! Estranho seria passar dezembro inteiro comendo arroz e feijão em cada festa e momento especial com a família e os amigos...



Eventos sociais e viagens têm um impacto direto na alimentação e isso deve ser encarado de maneira natural. Por isso, nada de culpa! É claro que dentro de cada contexto, saber escolher o que comer e ter consciência sobre o que é selecionado na hora de montar o prato contribui para a sua saúde, e é por isso que você lê o NutS!




Com a chegada do ano novo, chega também a ideia de renovação, juntamente com as promessas e metas para os mais diversos assuntos. Perder gordura, ganhar massa muscular, ter mais disposição para praticar exercícios... são várias as metas que tem a ver com a alimentação. E é comum que ao lembrar dos exageros do final de ano e pensar nos novos 12 meses que estão à frente, você se sinta incentivado a iniciar a mudança. Porém, o mais importante neste momento não é o que comer, mas sim, como lidar com o que você irá comer. Começar a cumprir uma meta de ano novo mergulhado em culpa (causada pelos possíveis exageros anteriores) e rigor (pela pressa e animação do novo ciclo que se inicia) pode ter um efeito bem contrário ao desejado. Alterações bruscas na alimentação na tentativa de criar hábitos saudáveis e/ou de ter resultados rápidos aumentam bastante o risco de auto-sabotagem (inconsciente e metabolicamente!), causando desânimo e o temido efeito-sanfona (que desregula algumas vias metabólicas e predispõe a insucessos posteriores).




Hábitos são formados (e incorporados) aos poucos, e resultados são comprovadamente mais duradouros se adquiridos gradualmente também! Então, se você quer mudar a sua alimentação, vamos lá! Rodeie-se de informações de qualidade e dê um passo de cada vez. E, se possível, procure um(a) nutricionista!


A equipe NutS deseja a você que em 2018 lembre-se sempre de algumas palavras: informação confiável, equilíbrio e prazer. E deixe no passado outras que só atrapalham a sua relação com a comida: culpa, pressa e proibição. Feliz ano novo!

Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags
bottom of page