top of page
  • Foto do escritorPriscila Koritar

Aniversário!


Hoje é meu aniversário!!


Nessa data tão especial temos como hábito relembrar e agradecer as coisas vividas no último ano e ao longo da vida. E isso é ótimo, traz alegria e motivação para seguir em frente.


Outro hábito que acompanha celebrações de aniversário em nossa cultura são as festas de aniversário, com bolo e docinhos de festa. Essa tradição, entretanto, pode trazer muita culpa, preocupação e medo associado a crença de que se fugiu da dieta e que isso não faz parte de uma alimentação saudável. Será que isso é verdade?


Essa é uma ótima oportunidade para que eu possa lhes fazer uma pergunta. O que é alimentação saudável? O que lhe vem à mente quando você pensa em alimentação saudável?


Vamos refletir primeiramente sobre o que é saúde. O que é saúde?


A palavra saúde foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em sua criação em 1946 como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Esse conceito, apesar de aceito mundialmente, é tido por muitos pesquisadores como utópico devido à sua amplitude ou simplista devido à sua pouca profundidade.


De qualquer forma, vale destacar que a definição indica que saúde envolve um completo bem-estar, não somente físico, mas também mental e social. Dessa forma, se saúde vai além de saúde física, porque quando pensamos em alimentação saudável, aquela capaz de garantir e/ou influenciar na nossa saúde, nos restringimos à alguns aspectos da saúde física? Ou ainda, porque pensamos que comer um pedaço de bolo ou um brigadeiro como forma de celebrar a vida, nos garantindo também bem-estar mental e social, possa ser não saudável?


Vamos comemorar a vida abrindo espaço para uma reflexão a respeito do que é alimentação saudável.

Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags
bottom of page