• Andrea D. Toledo

Receita para criançada: Bisnaguinha de cenoura


Com o fim das férias escolares, o texto de hoje é uma receita versátil para ajudar os papais e as mamães de plantão na hora de montar a lancheira escolar das crianças. Ou para quem procura melhorar a alimentação e reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, sendo uma ótima opção para substituir os biscoitos, torradas e pães industrializados.


Atualmente, o alto consumo de alimentos ultraprocessados pelas crianças e adolescentes tem repercutido de forma negativa na saúde dessa população, sendo uma preocupação constante entre os especialistas em alimentação e nutrição. O novo guia alimentar para população brasileira recomenda, a prática e a transmissão das habilidades culinárias como ferramenta de enfrentamento ao cenário atual de saúde pública, como elevados casos de obesidade e de doenças crônicas.


Para ajudar nessa missão, hoje vamos ensinar a receita de um pão caseiro com várias opções de modelagem e recheio, trazendo todas as dicas necessárias para você ter sucesso na hora de colocar a mão na massa.

RECEITA: BISNAGUINHA DE CENOURA

Ingredientes:

  • 2 cenouras médias cozidas com casca (400g)

  • 1/2 xícara (120ml) da água do cozimento da cenoura

  • 3 ovos

  • 1/2 xícara (120ml) de óleo de soja ou canola

  • 1 colher de sopa de sal

  • 2 colher de sopa de açúcar

  • 1 xíc. de farinha de trigo integral

  • 10g de fermento biológico seco (1 envelope) ou 30g de fermento biológico fresco (2 tabletes)

  • 4 a 5 xícaras de farinha de trigo


Modo de Preparo:


1. Lavar bem as cenouras tirar o talo cortar em rodelas com casca e cozinhar em água fervente por 15 minutos;

2. Reservar 120ml da água do cozimento, escorrer a cenoura, reservar e deixar esfriar;

3. Abrir os ovos, separar uma gema para pincelar os pães em um recipiente na geladeira e o restante das gemas e claras coloque no liquidificador para bater a massa;

4. Acrescentar no liquidificador, em temperatura ambiente as cenouras cozidas e a água do cozimento, óleo, sal, açúcar e bater por 3 minutos até ficar uma massa homogênea;

5. Em uma tigela grande colocar a farinha integral e o fermento seco, despejar a mistura do liquidificador e mexer com auxílio de uma colher;

6. Acrescentar aos poucos a farinha de trigo branca até soltar da tigela;

7. Transferir a massa para uma bancada limpa e sovar a massa incorporando a farinha aos poucos até chegar em uma consistência que não grude mais nas mãos (por isso a quantidade da farinha de trigo não é exata, pois vai depender da umidade da sua massa e dos seus ingredientes);

8. Quando chegar no ponto, fazer uma bola com a massa, colocar na tigela, cobrir com uma tampa ou um pano de prato limpo e deixar descansar por 1 hora ou até a massa dobrar de tamanho;

9. Modelar a massa da maneira que preferir, pincelar com a gema de ovo cada pãozinho, deixar crescer por mais 10 minutos e assar em fogo baixo (180 a 200ºC) por 35 minutos ou até dourar o pão em cima e em baixo. Tirar da forma e servir.

Modelagens e recheios:


Modelar os pãezinhos é uma atividade criativa e as crianças podem ser envolvidas, abaixo deixamos algumas sugestões de recheio e modelagem.


BOLINHA COM GOIABADA CASCÃO OU MUÇARELA

  • Cortar a massa em quatro parte iguais, cada parte cortar em oito partes, abrir disquinhos e rechear com goiabada cascão ou muçarela em cubinhos. Colocar eu uma forma untada com óleo um próximo do outro para crescer juntinhos e ficar macio.


BOLINHA SEM RECHEIO

  • Cortar a massa em quatro parte iguais, cada parte cortar em oito partes, modelar uma bolinha com cada parte e colocar eu uma forma untada com óleo um próximo do outro para crescer juntinhos e ficar macio.


BISNAGUINHA SEM RECHEIO

  • Cortar a massa em quatro parte iguais, cada parte cortar em oito partes, modelar uma minhoquinha com cada parte, abrir com o rolo de macarrão e enrolar modelando os pãezinhos e colocar eu uma forma untada com óleo um próximo do outro para crescer juntinhos e ficar macio.


Rendimento:

- 32 pãezinhos


Congelamento e validade:

- Após assado, esperar esfriar, colocar em saquinhos próprios para alimentos, retirar o excesso de ar, amarrar com um nozinho e colocar para congelar. Congelado a validade dele será de 90 dias, após descongelado consumir em 3 dias.


Substituições possíveis:

- Você pode substituir a cenoura por outro legume como beterraba, chuchu, abobrinha, respeitando a quantidade de 400g do legume cozido para as quantidades dessa receita;

- A água do cozimento pode ser substituída por leite, enriquecendo a preparação com mais proteínas e o cálcio do leite;

- Se gostar pode decorar os pãezinhos, após pincelar com orégano, gergelim, linhaça, castanha triturada, que além de dar um charme, torna a preparação mais nutritiva.

Mãos à obra e bom apetite!


Últimos posts
Tags