• Andrea D. Toledo

Raio X do Alimento: Abóbora


A abóbora ou jerimum como é conhecida no norte e nordeste brasileiro é um alimento versátil e muito nutritivo, presente em diversos pratos típicos brasileiros doces e salgados como o camarão na moranga, sopas e o doce de abóbora.

Da mesma família que a melancia, melão, chuchu e pepino (Cucurbitaceae), a abóbora é um fruto rasteiro, que possui diferentes espécies, dentre as mais conhecidas temos: a moranga, a cabotian (ou japonesa) e a de pescoço (muito utilizada em doces e compotas).


A abóbora cabotian é um cruzamento das espécies Cucurbita maxima e Cucurbita moschata, possui casca verde escura rígida e sua polpa é densa e laranja. Segundo a Tabela de Composição de Alimentos da USP (TBCA) a abóbora cabotian contém fibras, vitamina C, potássio e magnésio, além de apresenta alto teor de vitamina A e vitamina E. A abóbora cozida e sem casca possui 50 Kcal em 100g.


Descascar uma abóbora cabotian pode ser uma tarefa bem difícil, na receita de hoje ensinaremos uma forma fácil de retirar sua casca.

Purê de Abóbora Cabotian

Ingredientes:


· ½ abóbora cabotian grande com casca

· 1 colher de sopa de manteiga

· 1 dente de alho picado

· 2 colheres de sopa de cebola picada

· 1 xícara de leite

· 1 colher de sobremesa de sal

· Pimenta do reino a gosto


Modo de preparo:


1. Lave bem a abóbora, com auxílio de uma escovinha para legumes e escorra;


2. Embrulhe a abóbora com papel alumínio com a parte brilhante voltada para dentro e coloque em uma forma;


3. Leve ao forno à 200ºC por 30 minutos até que fique macia, com auxílio de um garfo, espete a abóbora para ver se a casca já está no ponto certo, se estiver retire do forno e reserve;


4. Quando estiver morna, com uma colher retire as sementes e despreze;


5. Retire toda a polpa que estará bem macia com uma colher e reserve,


6. Com um garfo amasse a polpa da abóbora para obter a textura de um purê;


7. Em uma panela aquecida acrescente a manteiga o alho e refogue bem, depois acrescente a cebola e refogue até dourar;


8. Acrescente o leite, o sal e a pimenta do reino;


9. Adicione a abóbora amassada e misture bem, deixe apurando até chegar na consistência de purê desejado e sirva.

Dicas:


· Sirva o purê com molho pesto por cima, combina muito bem (clique aqui para ver a receita do molho pesto do NutS).


· Com esse purê você também pode fazer um escondidinho de carne desfiada e requeijão, que combina super bem (clique aqui para ver a receita da carne desfiada do NutS). É só colocar em uma travessa a metade do purê, acrescentar o recheio, adicionar a gosto o requeijão e em seguida a outra parte do purê, polvilhar queijo parmesão ralado por cima e levar ao forno por 15 min para gratinar à 230ºC.


· A casca da abóbora cozida, pode ser consumida também, corte em cubinhos e tempere com azeite, sal, vinagre e coentro, acrescente cebola picada e terá um delicioso vinagrete de casca de abóbora.


Referências:


Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.1. São Paulo, 2020. [Acesso em: 29/01/2021]. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca.

Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags