• NutS

Fazer uma horta como parte do currículo escolar? Será?!






Pois é! Saibam que esse projeto de fato aconteceu e foi tema da Tese de Doutorado da nossa NutS Andrea D´Agosto Toledo. O Programa Horta Educativa, instituído pelo decreto nº 57.910 de 27/03/2012 (atualizado pelo Decreto nº 59.794 de 22/11/2013) e coordenado pelo Fundo Social e de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), previu a implantação de hortas em escolas e centros infantis públicos, com atividades direcionadas aos pré-escolares e estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 4º ano), por meio de capacitação de profissionais e transferência de recursos materiais.


Esse programa foi incrível como uma política pública criada para "incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis; fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país e do meio ambiente; sensibilizar os alunos a respeito da importância da boa alimentação para um crescimento saudável; divulgar os alimentos oriundos do ecossistema de cada região; integrar, a partir da horticultura, os diferentes conteúdos curriculares da educação infantil (Decreto nº 57.910/2012).


Embora o objetivo do projeto tenha sido incrível, será que ele foi capaz de concretizar seus objetivos, e melhorar a alimentação infantil? E foi isso que a nossa nutri Andrea se propôs a avaliar. Foram 4 anos de dedicação, visitando muitas escolas que adotaram o programa, de inúmeras conversas e dinâmicas de grupo com alunos e professores. Hoje, vocês vão saber um pouco dos resultados desse projeto, que modéstia a parte, ficou excelente. A íntegra vocês podem conferir na tese da Andrea, que está disponível no acervo digital da USP.


Sobre a horta, alguns dos discursos transcritos pela Andrea são muito bacanas de ler e mostra como esse projeto foi importante pra construção do hábito alimentar saudável.





Mas.... Ninguém melhor que a própria autora da Tese para falar da importância desse programa. A Andrea deu uma entrevista para a rádio CBN, que foi ao ar no sábado, dia 22/05/2021, e explica um pouquinho mais dos resultados que ela observou com o Programa da Horta Educativa.


Cliquem aqui ou copiem e colem o endereço abaixo no seu navegador:


https://soundcloud.com/nuts-nutrition-science/entrevista-andrea-dagosto-toledo-programa-horta-educativa


Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a gente pelas nossas redes sociais e pelo nosso e-mail.











Referência


E não deixem de acessar a tese completa da nutricionista Andrea D´Agosto Toledo - https://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=17&Itemid=160&id=F7A60E64BCDF&lang=pt-br

Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags