• Clarissa T. H. Fujiwara

NutS na cozinha: Mingau

No post da semana, o NutS traz uma receita de preparo muito fácil, muitas vezes considerada como comfort food por alguns, que vai bem num dia frio quando bem quentinho, mas também cabe em outros climas. Vamos trazer a receita de mingau preparado com farelo de aveia e algumas considerações para variá-lo de forma saborosa e nutritiva:


Mingau de Aveia


Rendimento: 1 porção

Tempo de Preparo: 20 minutos

Nível: Fácil


Ingredientes

2 colheres de sopa (30g) de farelo de aveia

1 copo (200mL) de leite semi-desnatado

Canela em pó a gosto (opcional)

Fruta de sua preferência (ex. banana ou morango ou demais frutas vermelhas)


Modo de preparo

Em uma panela e em fogo baixo, adicione o farelo de aveia e acrescente o leite aos poucos,

mexendo por 10 minutos ou até engrossar.

Desligue o fogo.

Finalize polvilhando a canela em pó.


Algumas sugestões para o migau:

- Se você gosta de um sabor mais docinho, pode utilizar açúcar (como mascavo, demerara ou de coco, menos processados que o açúcar refinado) ou polióis como eritritol e xilitol. Caso necessário, poderá utilizar o adoçante culinário de sua preferência. Lembre-se de que em ambos os casos: "quanto menos, melhor", ou seja, vale adicionar o mínimo possível para permitir apreciar o sabor do mingau e exercitar o paladar à necessidade de sabres menos intestinos no quesito doce.

- O mingau pode ser preparado com leite de vaca de sua preferência. As versões desnatadas são indicadas para quem visa o melhor controle do LDL-colesterol (conhecido como "colesterol ruim"), pelo menor teor de gorduras saturadas. Adicionalmente, se desejar, poderá optar pelos "leites" vegetais, como de amêndoas, castanhas, coco, aveia, arroz ou soja, preferencialmente sem açúcares adicionados.

- Se desejar variar um pouco o mingau, uma pedida é incluir o cacau em pó - aquele sem açúcares adicionados - a gosto. Ele dá um toque especial e, de quebra, traz flavonoides, os compostos bioativos antioxidantes.

- Ainda falando de ampliar o leque de opções, para agregar um sabor diferenciado e crocância, podem ser adicionados elementos como nibs de cacau (a amêndoa de cacau fermentada, torrada e triturada) e mesmo a semente de linhaça e chia, que são fonte de ômega-3 na forma de ácido alfa-linolênico.

- Além da aveia, a quinoa em flocos pode ser um substituto para o preparo do mingau. A quinoa, um pseudocereal nativo das Américas, também fornece fibras alimentares e proteína na composição.

- A aveia pode ser usada tanto na forma de farelo, quanto na forma de flocos (grossos ou finos). O farelo de aveia, por sua vez, deriva da parte mais externa da aveia e, por esse motivo, apresenta maior teor de beta-glucana, um tipo de fibra solúvel que pode auxiliar - junto a outras mudanças de estilo de vida - no melhor controle do LDL-colesterol (conhecido como colesterol "ruim").


Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags