top of page
  • Foto do escritorClarissa T. H. Fujiwara

NutS na Cozinha: Tomates

No post da semana do NutS, trazemos um combo de três receitas fáceis de preparar com o tomate! Trata-se de botanicamente de um fruto (e não legume, apesar de causar muita confusão), originário das Américas e que viajou até o continente Europeu por volta do século XVI, ganhando paladares por conta de seu sabor e características especialmente na cozinha italiana.

Como abordamos anteriormente aqui, um dos compostos de destaque no tomate é justamente o que confere sua cor avermelhada, o licopeno (e que estava presente nas primeiras variedades de cenouras, como contamos no post sobre "O passado secreto das cenouras". Pertencente também à família dos carotenóides, o licopeno é um potente antioxidante que está associado a benefícios à saúde como a saúde do coração e redução do risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Sabendo que o tomate, além de delicioso, pode contribuir para a nossa saúde e bem-estar, vamos conferir as receitas abaixo?

​Mini bruschetta integral

Ingredientes 4 fatias de pão de forma integral 1 colher de sopa de azeite de oliva (pref. extravirgem) 2 colheres de sopa de água 2 tomates picados (sem pele e sementes) Folhas manjericão a gosto Sal a gosto Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo Corte as fatias de pão em 4 partes e doure em uma frigideira quente ou no forno. Disponha os tomates picados em uma panela antiaderente pré-aquecida e regue com a água. Tempere com o sal e deixe cozinhar rapidamente. Monte as bruschettas colocando o tomate cozido e as folhas de manjericão. Adicione pimenta do reino e o fio de azeite de oliva.

Rendimento: 4 porções

Calorias por porção: 79 kcal

Tomates Recheados com Cottage

Ingredientes 2 tomates grandes ½ xícara de chá de queijo cottage Orégano desidratado a gosto 2 colheres de chá de azeite de oliva(pref. extravirgem) 2 colheres de sopa o queijo mussarela ralado

Modo de preparo Higienize os tomates e corte uma tampinha na parte de cima, para retirar as sementes. Reserve. Numa vasilha, misture o queijo cottage com orégano e o azeite de oliva. Recheie os tomates e polvilhe com queijo mussarela light ralado. Numa travessa, leve ao forno pré-aquecido a 180º C e por aproximadamente 20 minutos ou até que esteja dourado.

Rendimento: 2 porções Calorias por porção: 224 kcal

Assado de Espinafre e Tomate Cereja

Ingredientes 6 ovos 1 cebola picada 1 xícara de chá de ricota fresca amassada ½ xícara de chá de queijo mussarela light ralado 2 xícaras de chá de espinafre picados Sal a gosto 2 colheres de sopa de azeite de oliva 1 bandeja (250g) de tomate cereja cortado na metade

Modo de preparo Numa vasilha, bata os ovos e adicione a cebola, a ricota, o queijo mussarela light, o espinafre e o sal, misturando-os. Numa travessa, disponha a mistura e regue com o azeite de oliva e cubra com as metades do tomate cereja. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por cerca de 35 minutos ou até que esteja dourado. Sirva em seguida.

Rendimento: 10 porções Calorias por porção: 137 kcal

Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags
bottom of page