• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2018 por NutS - Nutrition Science. Todos os direitos reservados.

Alimentação Sustentável: O que é e o que eu posso fazer?

“Alimentação sustentável” é tema do Manifesto publicado em 2019 pelo Núcleo de Extensão da Universidade de São Paulo (USP) Sustentarea, que reuniu diversas evidências científicas na área, mostrando de uma forma simples o que é alimentação sustentável e como essa forma de alimentação pode ser atingida pela população através de ações diárias.

 

Alimentação sustentável é um conceito bem complexo que envolve muitos aspectos além da comida que está no prato, mas pode ser definido basicamente como uma alimentação que tem baixo impacto no meio ambiente e que tem uma relação positiva com a saúde. Pensando na dieta do brasileiro, isso quer dizer: redução no consumo de carne bovina e aumento no consumo de frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

 

O consumo de carne bovina é muito alto pelo brasileiro e representa cerca de 50% do impacto ambiental da nossa dieta. Além disso o consumo excessivo de carne vermelha e processada vem sendo associado a aumento do risco de câncer e doenças do coração.  Por outro lado, o consumo de frutas, verduras, legumes e cereais integrais é muito baixo pela população, mas eles têm um potencial de prevenção dessas doenças citadas acima e ainda utilizam bem menos recursos naturais para serem produzidos! Pensando nisso, fizemos a figura abaixo como síntese das recomendações para se alcançar uma alimentação sustentável.

Fonte: Manifesto Sustentarea: Alimentação Sustentável

 

 

Há diversos estudos mostrando que se mantivermos a forma que produzimos e consumimos os alimentos, em 2050 não haverá recursos naturais suficientes para alimentar todas as pessoas. Assim, diversas medidas precisam ser tomadas hoje para alcançarmos um mundo que seja capaz de ser a casa de nossos filhos e netos no futuro.

 

Algumas ações governamentais e institucionais como reduzir a aplicação de fertilizantes, diminuir as emissões de gases de efeito estufa relacionadas a alimentos, otimizar o uso de água e terra são fundamentais. Além disso, ações cotidianas do consumidor podem ajudar a ter um sistema alimentar mais sustentável. Alguns exemplos são: combater o desperdício de alimentos, reduzir o consumo de carne bovina, evitar consumir produtos importados ou que viajaram grandes distâncias, entre outras. O Manifesto traz diversas ações que podem ser tomadas para contribuir nesse processo.

 

Além disso, o "Manifesto Sustentarea: Alimentação Sustentável" traz diversas outras informações, e foi dividido nos seguintes três capítulos:

1) O que é sustentabilidade e o que isso tem a ver com alimentação;

2) O que você pode fazer para ter uma alimentação sustentável;

3) O que o Sustentarea faz para promover uma alimentação sustentável.

 

O documento pode ser baixado gratuitamente no site: www.fsp.usp.br/sustentarea/manifesto/

 

 Fonte: Manifesto Sustentarea: Alimentação Sustentável

 

 

O Sustentarea é um Núcleo de Extensão da USP formado em 2016 e tem o objetivo de promover uma alimentação sustentável a todos, e para isso publica diversos materiais como livros de receitas com baixa pegada de carbono, revistas, infográficos e matérias sobre sustentabilidade e alimentação. Além disso, promove grupos de discussão, palestras, encontros e intervenções. Todos os materiais e ações são baseados nos nossos pilares, que foram definidos baseados em evidências científicas e são apresentados na figura abaixo.

 

 Fonte: Manifesto Sustentarea: Alimentação Sustentável

 

 

Todo o trabalho do Sustentarea é desenvolvido voluntariamente por um grupo extraordinário de alunos de graduação e supervisionado por alunos de pós-graduação e nutricionistas, e é dirigido pela Profa. Dirce Marchioni da Faculdade de Saúde Pública da USP. Se você se interessou pelo tema e quer saber mais, acesse e acompanhe nosso site e mídias sociais para encontrar e baixar todos os nossos materiais gratuitamente! Venha conosco e nos ajude a promover uma alimentação mais sustentável a todos!

 

www.sustentarea.com.br

facebook.com/sustentarea

instagram.com/sustentarea

pinterest.com/sustentarea

 

 

Referências bibliográficas

 

Willett W, Rockström J, Loken B, Springmann M, Lang T, et al. Food in the Anthropocene: the EATLancet.

 

Commission on healthy diets from sustainable food systems. Lancet. 2019; 393(10170):447–492.

 

Carvalho AM, Marchioni DM. Manifesto Sustentarea: Alimentação Sustentável. São Paulo, 2019.

 

___________________________________________________________________________________________________

 

Autora convidada Aline Martins de Carvalho

 

Nutricionista, mestre e doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP com estágio em pesquisa em Harvard. Atualmente participa do Grupo de Estudos Epidemiológicos e Inovação em Alimentação e Saúde da FSP/USP e do Grupo de Estudos em Saúde Planetária da USP. É coordenadora do Núcleo de Extensão da USP Sustentarea, nutricionista da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da Prefeitura de São Paulo, e pós-doutoranda na University of Michigan School of Public Health.

 

Email: alinenutri@usp.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2608595898848464

Site: alinemcarvalho.com

 

Please reload

Últimos posts

Outra marginalização

November 13, 2019

1/10
Please reload

Tags