NutS na Cozinha: Overnight Oats

04/09/2019

E no post de hoje viemos com uma receita simples de preparar - democrática, quase qualquer pessoa pode preparar já que não precisa nem de forno ou fogão, só um pouquinho de disposição para montar! Trata-se de uma receita versátil e que pode ser incluída no café-da-manhã (afinal, o preparo é feito na véspera e ao acordar esta refeição já está garantida!) ou mesmo um lanche mais reforçado, como antes do exercício físico. 

 

Benefícios? A receita figura como fonte de energia, especialmente pela presença de carboidratos como a aveia - fonte também de beta-glucanas, que podem auxiliar no controle dos níveis de colesterol - e da fruta de escolha, além da presença de cálcio e de proteínas encontradas no iogurte, leite (ou bebida vegetal), arrematando na composição com fibras alimentares e gorduras “boas” da semente de chia. 

Já deu água na boca, né? Então, confira abaixo uma sugestão de versão para a receita de “Overnight Oats”:

 

Ingredientes

6 colheres de sopa de leite de vaca ou bebida vegetal (pode ser de coco, amêndoas, aveia, arroz ou de sua preferência optando pela versão sem açúcar de adição)

1 colher de sopa de semente de chia

1 banana prata

½ xícara de chá de flocos grossos de aveia (pode ser substituído ou misturado a flocos de quinoa) 

1 colher de sopa de lascas de coco desidratado

½ xícara de chá de iogurte grego (sem açúcar de adição)

Mel para adoçar (opcional)

 

Modo de preparo

Num recipiente de vidro com tampa, misture o leite ou bebida vegetal com a semente de chia e deixe em repouso para hidratar a chia na bebida por cerca de 15 minutos. Pique a banana em rodelas e adicione sobre a primeira “camada” de chia hidratada. Em seguida, adicione os flocos de aveia e as lascas de coco desidratado por cima. Por fim, adicione o iogurte grego, tampe o recipiente e mantenha sob refrigeração em geladeira por ao menos 8 horas antes de consumir. Ao servir, caso deseje um toque mais doce, adicione mel a gosto.

 

Rendimento: 1 porção

Tempo de Preparo: 25 minutos + tempo mínimo de 8 horas de geladeira

 

Dicas

  • Como algumas ideias de frutas para alternar com a banana e as lascas de coco estão frutas vermelhas como morango e demais berries (amora, framboesa, blueberry), manga, maçã, kiwi - ou seja, a variedade é ampla!

  • Oleaginosas como amêndoas, castanhas e nozes, além da pasta de amendoim ou castanhas sem açúcar pode finalizar a receita dando sabor e uma textura adicional.

Please reload

Últimos posts

Raio-X do Alimento: Pinhão

July 1, 2020

1/10
Please reload

Tags