Raio-X do Alimento: Pipoca

24/07/2019

Hoje é dia de falar sobre um alimento delicioso e que é um estouro: a pipoca! A pipoca pode ser considerada um alimento saudável, uma vez que é 100% integral, pois diferentemente da maioria de outros cereais, durante o processamento não é retirada a casca, preservando assim maior conteúdo de fibra alimentar e outros nutrientes. 

  
O alto conteúdo de fibra auxiliar na melhor função intestinal e a saúde da microbiota, promovendo também a maior sensação de saciedade. E o que mais a pipoca tem? Possui vitamina E, complexo B e os carotenóides antioxidantes zeaxantina e luteína - que contribuem com a saúde ocular. Sabe o que mais a pipoca propicia? O efeito antioxidante é potencializado pela presença de polifenóis, atuando assim na proteção das células frente aos danos causados por radicais livres que culminam no envelhecimento celular. Vale lembrar que é justamente aquela casquinha da pipoca (sim, aquela parte de cor escurinha) que possui as maiores concentrações de fibras alimentares e de polifenóis!

 

E quais os cuidados?

Para obter o melhor que a pipoca pode fornecer à saúde é importante prestar atenção em alguns aspectos, sobretudo na escolha de forma de preparo da pipoca. Na hora de pegar o saleiro, vá com calma e adicione o mínimo possível. Uma forma de agregar sabores diferentes é temperar a pipoca com alecrim, tomilho, pimenta ou, para uma versão aromática, com canela. Além disso vale atentar às porções e a forma de comer a pipoca - quantas vezes a gente não se pegou comendo pipoca distraidamente assistindo a uma tela, de forma mecânica e já sem qualquer sinal de fome (e até vontade)? 

Melhores formas de preparo

A opção mais indicada é o preparo caseiro com o milho para pipoca! Pode ser na panela, com o mínimo de óleo (um fiozinho!) ou então, para ficar ainda menos calórica, mas mesmo assim saborosa, é adicionar o milho num saco de pão e deixar no microondas por cerca de 5 minutos ou até os grãos estourem completamente. Por fim, uma outra dica prática é dispor os grãos de milho numa vasilha de vidro adicionando a mesma medida de água , cobri-la com plástico filme (fazendo alguns furinhos no plástico) e aquecer no microondas. 

  

E as pipocas de microondas?

Passou no supermercado e ficou com vontade de escolher uma pipoca de microondas em meio às gôndolas? Caso opte pela versão industrializada, vá na alternativa natural e sem sal, que vai ajudar a controlar a cota de sódio diária. Por outro lado, na lanterninha figuram a pipoca com sabor de manteiga - em virtude da maior quantidade maior de gordura e aditivos alimentares - e as pipocas que vem acompanhadas de sachês para tempero, que elevam o teor de sódio, sem contar os aditivos como aromatizantes e corantes.

 

 

Referencias

Coco, M. G., Jr, & Vinson, J. A. (2019). Analysis of Popcorn (Zea mays L. var. everta) for Antioxidant Capacity and Total Phenolic Content. Antioxidants (Basel, Switzerland), 8(1), 22.

 

Van Hung P. Phenolic Compounds of Cereals and Their Antioxidant Capacity. Crit. Rev. Food Sci. Nutr. 2016;56:25–35.

 

Please reload

Últimos posts

Receita: Esfiha de carne

September 16, 2020

1/10
Please reload

Tags
Please reload

Posts relacionados
Please reload

Comentários
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2020 por NutS - Nutrition Science. Todos os direitos reservados.