top of page
  • Foto do escritorAndrea D. Toledo

Guia Alimentar Brasileiro: Um passo de cada vez! O quinto e o sexto passo.


Você já reparou em como você se alimenta?


Quando perguntamos “como”, o foco não é saber quanto de verduras e legumes tem no seu prato, ou se a quantidade está adequada, não que isso não seja importante, é, mas o foco está na comensalidade, no ato de comer em si.


O ambiente em que se come, o tempo que se tem disponível, a atenção que é dada a refeição, onde compramos nossos alimentos e com quem nos alimentamos, são aspectos importantíssimos quando pensamos em uma alimentação saudável e adequada. Estes fatores irão influenciar tanto no aproveitamento dos alimentos como no prazer que a alimentação pode nos proporcionar.


E você, costuma comer sozinho ou acompanhado? Em quais locais costuma realizar suas refeições? Você dispõe de quanto tempo para se alimentar? Come apressado ou tem tranquilidade neste momento? Onde compra seus alimentos?


Todas essas questões serão discutidas nos passos 5 e 6 do guia alimentar, com orientações e reflexões para você colocar na prática.

 

QUINTO PASSO:

Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e,

sempre que possível, com companhia.

Conforme já abordado em outros textos aqui do NutS, o prazer de se alimentar deve fazer parte de uma alimentação saudável, o que não percebemos, ás vezes, é a influência que o ambiente alimentar tem sobre nossas escolhas e hábitos, diversos estudos têm observado essa relação, seja estimulando o consumo excessivo e desatento de alimentos como proporcionando uma alimentação tranquila e focada.

Pensando nisso o guia traz três orientações:


1. Comer com atenção e regularidade: Procure organizar suas refeições diárias e lanches intermediários em horários específicos e deixe para comer nesses momentos evitando “beliscar” alimentos a qualquer hora do dia. Isso pode ajudar na percepção de saciedade e fome e impedir o consumo distraído de alimentos durante o desenvolvimento de outras atividades, muitas vezes, sem estar com fome. Procure comer devagar e desfrute dos alimentos. Importante: limite o uso de celulares e eletrônicos à mesa, pois desviam a sua atenção e propicia o consumo exagerado.

2. Comer em ambientes apropriados: Procure comer sempre em locais adequados, confortáveis e tranquilos, favorecendo o momento da refeição. Evite comer de pé, na mesa de trabalho, dirigindo ou no transporte público, pois contribui para o consumo inconsciente dos alimentos. Evite locais onde haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimentos, ou seja, grandes porções por preços promocionais, rodízios e buffets à vontade, procure limitar esses locais para ocasiões especiais.


3. Comer em companhia: Procure comer em companhia, seja com os familiares e amigos ou com os colegas de trabalho e de escola. Refeições compartilhadas evitam que se coma rapidamente. Também favorecem ambientes de comer mais adequados e tranquilos. Compartilhar com outra pessoa o prazer em se alimentar redobra este prazer!

 

SEXTO PASSO:

Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura

ou minimamente processados.


Atualmente os alimentos ultraprocessados estão acessíveis para toda população, além de estarem acompanhados por muita propaganda e promoções, enquanto que os alimentos in natura e minimamente processados, muitas vezes, não são vendidos tão próximos dos consumidores o que dificulta a sua compra. Sendo um grande obstáculo para uma alimentação baseada em alimentos naturais e minimamente processados.


Assim, vale seguir algumas orientações do guia:


  1. Evite comprar alimentos em lojas que vendam apenas alimentos ultraprocessados;

  2. Em supermercados e outros lugares onde você encontra todos os tipos de alimentos, leve uma lista de compras para evitar comprar mais do que você precisa, principalmente produtos em promoção;

  3. Prefira realizar suas compras em feiras, sacolões e varejões; onde são comercializados alimentos in natura ou minimamente processados, incluindo os orgânicos e de base agroecológica.

Outra alternativa: são os veículos que percorrem as ruas vendendo frutas, verduras e legumes adquiridos em centrais de abastecimento.




Referências:


Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a população brasileira.2014.


STROEBELE N, CASTRO JM de. Effect of ambience on food intake and food choice. Nutrition, [S.l.], v. 20, p. 821-838, 2004. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0899900704001510#.

Últimos posts
Tags
bottom of page