Clarissa T. H. Fujiwara
Receita de Crudités & Dip de Iogurte
Hoje trazemos no NutS uma receita leve e de simples preparo que pode entrar no cardápio como opção de um lanche ou uma entradinha naqueles dias mais quentes - sem contar que figura como uma oportunidade para consumir verduras e legumes de forma diferente.

Os crudités - que possuem origem francesa e derivam da palavra “cru”, são práticos de comer, sem a necessidade do uso de talheres. Democráticos, podem ser combinados com os mais diferentes acompanhamentos como molhos e pastas, podendo ser compartilhados entre todos! Confira abaixo a receita:

Ingredientes
Crudités
2 cenouras sem casca
2 pepinos japoneses
1 bulbo de erva-doce
2 talos de salsão
Dip
2 copos de iogurte natural desnatado
2 colheres de sopa de azeite de oliva (pref. extravirgem)
Suco de 1⁄2 limão
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
Folhas de hortelã a gosto
Modo de preparo
Crudités
Numa tábua, corte a cenoura ao meio, no sentido de sua largura e depois em tiras com cerca de 1 cm de espessura. Para o pepino, corte-o ao meio no sentido do comprimento e, posteriormente, em tiras, assim como a cenoura. Corte a base do bulbo da erva-doce, separando os talos e mantendo-os também com aproximadamente 1 cm de espessura. Repita o mesmo
procedimento com os talos de salsão. Reserve os crudités, dispondo-os em um copo de vidro.
Dip
Num bowl, misture o iogurte com o azeite de oliva e junte o suco de limão. Tempere com a pimenta-do-reino, o sal e finalize com as folhas de hortelã. Sirva gelado junto aos crudités.
Rendimento: 8 porções

Dica
Dentre algumas opções deliciosas de vegetais que podem figurar como crudités estão os aspargos, brócolis, couve-flor, pimentão, rabanete e tomate cereja, por exemplo.
Além do dip de iogurte com o toque fresh de hortelã, exemplos de boas companhias aos crudités são o homus (pasta de grão-de-bico), molhos levinhos à base de queijo cottage e creme de ricota, molho vinagrete, pasta de alho-poró e tomate seco.
