top of page
  • Foto do escritorClarissa T. H. Fujiwara

Raio-X do alimento: Brócolis


Vegetal de características e composição nutricional particular, o brócolis pertence à família das brássicas (Brassicaceae), encontrada em praticamente todos os continentes e que engloba nada menos que outras 4 mil espécies distintas de vegetais. Apenas para ilustrar, fazem parte desta grande família outros membros que comumente aparecem no cardápio, como a couve-flor, couve-de-Bruxelas, repolho, couve, nabo, mostarda, agrião e o rabanete!


Alguns dos aspectos históricos do cultivo deste vegetal - que possui um curioso aspecto de árvore miniaturizada - envolve sua origem na Europa e mais recentemente, o plantio em outras regiões, incluindo o Brasil. Dentro de um contexto mais amplo, o cultivo do brócolis começou como uma forma de repolho selvagem, e foram necessários séculos de seleção no plantio para permitir sua evolução para as variedades familiares que desfrutamos atualmente.


Mas trazendo o enfoque do brócolis sob o ponto de vista nutricional, este consiste num alimento que carrega consigo uma gama nutrientes, dando-se destaque à:

- Vitamina K, que atua junto a outros nutrientes como o cálcio para manter a boa saúde óssea e, em paralelo, na coagulação do sangue;

- Vitamina C, que tem função antioxidante e contribui para um sistema imunológico saudável e o processo de cicatrização de tecidos;

- Folato (ou vitamina B9), necessário para a formação dos glóbulos vermelhos e para a síntese de DNA. Especificamente para as mulheres, é essencial na gestação para a formação e desenvolvimento do feto.

​Além disso, o brócolis figura como uma boa fonte de vitamina B5 (ácido pantotênico), vitamina B6 (piridoxina), colina e, em menor proporção, porém contribuindo para a necessidades diárias do mineral importante à saúde de ossos e dentes: o cálcio.


As fibras alimentares presentes no brócolis, além de auxiliarem a manter a boa função do intestino e da saúde da microbiota que o habita, podem ser adjuvantes para a saúde do coração e sistema circulatório, considerando que a sua ingestão pode auxiliar no controle do colesterol, especificamente do LDL-colesterol (conhecido como “colesterol ruim”), por meio da ligação e excreção posterior dos ácidos biliares produzidos no fígado que, em última instância, exige mobilização e redução do colesterol no organismo. Apenas para dimensão, a porção de 1 xícara de chá de brócolis oferece quase 1/5 das necessidades diárias de fibras para adultos!


Apesar do brócolis ser relativamente rico em proteínas em comparação com os vegetais mais comumente consumidos (em torno de 29% do peso seco), por se tratar de um vegetal com alto teor de água, a porção de uma xícara de chá fornece apenas 3g deste nutriente, necessário para o crescimento e a manutenção dos tecidos do corpo (lembrando que estas consistem em proteínas de menor valor biológico em comparação às de origem animal).


Para melhor visualizar, a quantidade de macro e micronutrientes presentes no brócolis é apresentada na tabela abaixo, juntamente aos valores diários de referência (VD) para a população adulta:

E o que mais o brócolis tem?


Outro destaque à saúde atribuído ao consumo de brócolis decorre da presença de substâncias denominadas glicosinolatos e subprodutos, como o isotiocianato, compostos bioativos de atividade antioxidante. Alvo de uma gama de pesquisas, quase a metade dos estudos envolvendo vegetais da família das brássicas enfocam sobre o potencial efeito em relação à redução do risco de desenvolvimento do câncer.


Estudos mostraram que os sulforafanos (um isotiocianato) são potentes agentes anticarcinogênicos. Aliás, é o próprio sulforafano, em parte, responsável por conferir as características de sabor e aroma peculiares ao brócolis. O sulforafano, assim como outros isotiocianatos (como indol-3-carbinol) foram associados em alguns estudos com a diminuição do risco do câncer de mama e fígado em estudos com animais e, em pesquisas in vitro demonstraram influenciar estágios do desenvolvimento do câncer. Esses efeitos são atribuídos, em parte, pelo fato dos isotiocianatos inibirem e suprimirem a geração de radicais livres que provocam danos às células. A cascata de resposta ao dano oxidativo pode ser inibida, bem como a proliferação das células cancerígenas, pela ação antioxidante. Isso se torna especialmente importante, considerando que o estresse oxidativo e danos cumulativos em tecidos são um fator de risco para o desenvolvimento da maioria dos tipos de câncer.

Uma curiosidade deste vegetal


Em pequena proporção, o brócolis apresenta surpreendentemente ômega-3, na forma de ácido alfa-linonênico (ALA). Na porção de 1 xícara de chá, estão presentes 200mg deste ácido graxo essencial - apenas para comparação, uma das maiores fontes vegetais de ALA é o óleo de linhaça, contendo cerca de 7260mg por colher de sopa - ou seja, é uma pequena quantidade na contribuição total, não sendo o brócolis uma fonte significativa.


O ômega-3 figura como uma das substâncias mais bem estabelecidas com ação antiinflamatória. Além disso, a vitamina K pode apresentar um efeito adicional antiinflamatório, pois teria papel na inibição do fator nuclear kappa-B (NF-κB), o que pode ser interessante para redução da resposta nos processos de inflamação. A natureza dos isotiocianatos e demais componentes antiinflamatórios presentes apresenta potencial campo de pesquisa no que tange a condições associadas ao estado de inflamação crônica, como a obesidade e síndrome metabólica, bem como doenças inflamatórias intestinais.

​Como consumí-lo?


A disponibilidade do brócolis é - felizmente - observada praticamente ao longo de todo o ano no país e os principais tipos de brócolis consumidos no Brasil são o ninja (japonês) e o brócolis comum. Estima-se que brasileiro em média consuma cerca de 1,04 kg de brócolis por ano. Para comparação, o consumo pelos norte-americanos é de 3,80 kg e pelos italianos este valor aumenta para 7,24 kg. Versátil, pode ser consumido cru, cozido, salteado e incorporado em uma série de preparações agregando mais sabor e nutrientes, a exemplo de omeletes, junto ao arroz, em sopas e cremes. Cabe ressaltar que, se cozido, quanto menor o tempo de exposição ao calor e o volume de água utilizado para cozinhar, maior a preservação do conteúdo de nutrientes - sobretudo das vitaminas solúveis em água.


Por fim, vale lembrar que construir uma alimentação equilibrada deve ser pautada pela inclusão não somente de um único alimento, porém pensada de forma a trazer o maior leque no cardápio, incluindo-se variedade de outras verduras e legumes, pois cada um traz uma característica nutricional única. A implementação de uma rotina alimentar saudável com um estilo de vida associado a hábitos favoráveis (como a prática regular de exercício físico e sono de boa qualidade) definitivamente serão elementos-chave para qualidade de vida de forma a manter do estado de saúde pleno.

Referências


Higdon JV, Delage B, Williams DE, et al. Cruciferous Vegetables and Human Cancer Risk: Epidemiologic Evidence and Mechanistic Basis. Pharmacol Res. 2007 March; 55(3): 224-236. 2007.


Bongoni R, Verkerk R, Steenbekkers B, et al. Evaluation of different cooking conditions on broccoli (Brassica oleracea) to improve the nutritional value and consumer acceptance. Plant Foods Hum Nutr. 2014 Sep;69(3):228-34.


Kunimasa K, Kobayashi T, Kaji K et al. Antiangiogenic effects of indole-3-carbinol and 3,3'-diindolylmethane are associated with their differential regulation of ERK1/2 and Akt in tube-forming HUVEC. J Nutr. 2010 Jan;140(1):1-6. 2010.


Riso P, Vendrame S, Del Bo' C, et al. Effect of 10-day broccoli consumption on inflammatory status of young healthy smokers. Int J Food Sci Nutr. 2014 Feb;65(1):106-11.


Zhang Y. Allyl isothiocyanate as a cancer chemopreventive phytochemical. Mol Nutr Food Res. 2010 Jan;54(1):127-35. 2010.

Vivar OI, Saunier EF, Leitman DC et al. Selective activation of estrogen receptor-beta target genes by 3,3'-diindolylmethane. Endocrinology. 2010 Apr;151(4):1662-7. 2010.


Drewnowski A. New metrics of affordable nutrition: which vegetables provide most nutrients for least cost? J Acad Nutr Diet. 2013 Sep;113(9):1182-7.



Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags
bottom of page