top of page
  • Foto do escritorStella R. Oliveira

Por que investir nos alimentos sazonais?



Nos tempos em que estamos vivendo é bem provável que, ao planejar suas compras, você não considere a sazonalidade dos vegetais para escolher o que vai levar para sua mesa. Na verdade, pouco se fala sobre esta característica dos alimentos, e talvez muitos até tenham esquecido que ela exista. Isso acontece cada vez com maior frequência em nosso dia a dia, já que devido a técnicas avançadas de produção agrícola, temos à nossa disposição quase todos os legumes, frutas e verduras ao longo do ano inteiro.


A princípio isso pode parecer um grande benefício, pois temos acesso a muitas variedades de alimentos em qualquer estação do ano. Mas se pensarmos com mais clareza, podemos encontrar alguns pontos negativos importantes, principalmente se considerarmos que cada vegetal tem época certa de cultivo e colheita, sendo este um fator determinante da qualidade, sabor e também do preço desses alimentos.


Os custos com a produção fora de época são mais altos e a colheita tem menor rendimento, resultando em produtos com preços mais elevados. Além disso, vegetais cultivados nessas condições acabam recebendo cargas mais elevadas de agrotóxicos e/ou fertilizantes, o que pode prejudicar seu sabor e suas propriedades nutricionais, além de aumentar o risco de contaminação por estes produtos químicos.


Isto significa que literalmente pagamos muito mais por um produto que pode ser menos nutritivo e saboroso! Então, a dica de hoje é: escolha cuidar do seu bolso, do paladar de suas refeições e principalmente de sua saúde: opte por alimentos de acordo com a sua sazonalidade!


Para facilitar, segue abaixo uma tabela que pode ajudar muito nessa escolha!


Dica: a cada mês, dê preferência aos alimentos assinalados em verde!


Referência


Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Seção de Economia e Desenvolvimento. Tabela adaptada de: Sazonalidade dos produtos comercalizados no ETSP. Disponível em: http://www.ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/produtos_epoca.pdf

Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags
bottom of page