top of page
  • Foto do escritorKelly V. Giudici

Tapioca é light?


A tapioca, tão tradicional do Nordeste, ganhou uma grande popularidade nos quatro cantos do Brasil nos últimos anos. Muito se deve ao consumo crescente por parte dos “influenciadores fitness”, pessoas que compartilham suas rotinas de atividade física e hábitos alimentares nas mídias sociais. Assim, por estar frequentemente associada a um padrão de práticas regulares de atividades física e alimentação balanceada (muitas vezes voltada para a perda de peso), rapidamente gerou-se a ideia de que a tapioca seria light (ou seja, um alimento com teor reduzido de calorias).


Porém... a tapioca não é light. Não tem quantidades reduzidas de calorias. É, na verdade, uma farinha de mandioca (ou polvilho) hidratada (também conhecida como goma de mandioca), sendo basicamente composta por carboidratos simples (o tipo absorvido mais rapidamente). Nutricionalmente falando, é muito similar ao pão francês, por exemplo.


Comparando: 100g de tapioca hidratada contém cerca de 240 kcal, enquanto 100g de pão francês contém em torno de 300 kcal. Levando em conta os valores normalmente utilizados em uma porção, uma tapioca sem recheio (80g) tem em torno de 190 kcal, já um pão francês com miolo (50g) tem aproximadamente 150kcal.


Então não devo consumir tapioca?


A tapioca não precisa nem deve ser banida da dieta! É importante esclarecer que não se trata de uma versão mais leve comparada ao pão, biscoitos e massas, e que não é fonte de fibras alimentares (ao contrário dos pães e massas integrais). Mas, assim como todos estes alimentos, pode fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, permite diversas variações de recheios salgados ou doces, sendo uma base versátil e de simples preparo.


Por ser uma fonte de carboidrato de absorção rápida, é uma opção especialmente interessante para os momentos que precedem a prática de atividades físicas, fornecendo energia para o momento da atividade. Ingerir alimentos que forneçam energia rapidamente antes de realizar atividades físicas é muito importante, pois contribui para o rendimento e evita a perda de massa muscular.


Referência


Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tabela brasileira de composição de alimentos (TACO). 4ª ed. Campinas: NEPA-UNICAMP, 2011. 161 p. Disponível em http://www.unicamp.br/nepa/taco/


Imagem: proteste.org.br

Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags
bottom of page