top of page
  • Foto do escritorAndrea D. Toledo

As férias chegaram! Mas... e a alimentação das crianças?


Julho chegou e, com ele, as férias escolares! Você que tem filhos, sobrinhos ou convive com os pequenos, sabe o quanto essa época é esperada pelas crianças. Nesse período, é possível passar mais tempo com a família e o entretenimento é garantido: passeios, filmes, brincadeiras, lanches, viagens, noite do pijama, fazer um bolo com a vovó, entre outras tantas atividades!



Mas será que nas férias é possível fugir da rotina alimentar de forma saudável?


Sair da rotina faz parte das férias e não há motivos para preocupação. É natural que os horários e as refeições mudem nessa época. Adotando algumas dicas, é possível se divertir bastante, sem deixar de lado os bons hábitos alimentares e a saúde.


●Embora os horários estejam diferentes, é importante manter as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Além disso, é importante planejar lanches intermediários, principalmente em passeios e viagens, como frutas, biscoitos integrais, castanhas, entre outros.


●É importante evitar a compra de alimentos cuja procedência e cuidado na manipulação sejam desconhecidos, como forma de prevenir possíveis intoxicações alimentares.


● [endif]As férias são um ótimo momento para aproximar as crianças da cozinha e dos alimentos que consomem. Estimular a participação dos pequenos no preparo de receitas simples, com alimentos naturais, torna-se uma oportunidade para que experimentem novos alimentos e preparações diferentes, de forma construtiva.


● Passeios em parques são uma delícia! Leve sempre água para manter uma boa hidratação de toda a família. E, por que não, fazer um piquenique com as preparações feitas pelas crianças, estendendo a diversão do preparo com um passeio? Algumas sugestões do que levar incluem: sucos naturais, frutas, sanduiches com patês, biscoitos e bolos caseiros.


● [endif]Você já levou alguma vez as crianças à feira? Esse passeio pode ser muito divertido, permitindo que elas conheçam o ambiente e a diversidade de frutas, legumes e verduras que existem em sua região, além de incluí-las nas decisões de compra de alimentos in natura.


● Nos dias chuvosos e frios, tem sempre aqueles que preferem uma sessão de filme embaixo das cobertas! E filme combina com o quê? Pipoca! Aí está, um alimento que, quando industrializado, pode conter alto teor de gorduras saturadas e de sódio, mas quando feito em casa (milho + pouco óleo + pouco sal), torna-se uma ótima opção de lanche, além de ser rico em fibras.


E as guloseimas, como doces, salgadinhos e fast food?


É sempre importante reforçar que nada é proibido. Comer hambúrguer ou sorvete, por exemplo, pode e deve fazer parte das férias, sem exageros. Ensinar este equilíbrio para as crianças é fundamental. Uma atitude radical de proibição pode levar a um maior interesse pelas guloseimas. Assim, é essencial explicar que o consumo inadequado pode trazer prejuízos para a saúde, assim como esclarecer que doces e salgadinhos devem ser consumidos em horários adequados e em quantidades moderadas, para não atrapalhar as outras refeições.


Desta forma, as férias escolares poderão ser desfrutadas da melhor forma, trazendo, além do conforto e bem-estar, uma maior aproximação das crianças e um aprendizado para ambas as partes. Agora, resta somente aproveitar!



Dicas de livros disponíveis gratuitamente online


● Sabores da Horta – produção de hortas caseiras que podem ser feitas junto com as crianças.


● Brinque e Aprenda – para crianças com atividades e receitas fáceis e saudáveis.



Referências


Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola. 3ª. ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP, 2012.

Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags
bottom of page