Como adequar a alimentação no caso de diabetes gestacional?

14/06/2017

 

Assim como as muitas outras orientações passadas que fizemos no NutS, há flexibilidade na escolha de alimentos e as questões culturais devem ser respeitadas. O tratamento dietoterápico é sempre individual e dependerá de como o metabolismo de cada indivíduo vai responder à uma determinada refeição. Mas todas as mulheres que tem diabetes gestacional beneficiam-se ao:

 

- Trocar os alimentos brancos (processados) pelos integrais. Ou seja, esforçar-se para escolher sempre arroz integral ao invés do branco, massas integrais ao invés das brancas e pães integrais ao invés dos pães brancos. Aqui, aproveito para sugerir o texto da semana anterior sobre rotulagem. Olhe o rótulo do pão de forma integral, por exemplo, e veja se o primeiro ingrediente é, de fato, integral e não com farinha branca. Preocupe-se também em ver a quantidade de fibras que tem naquele alimento: quanto maior a quantidade de fibras, melhor ou menor será a sua glicemia, pois alimentos ricos em fibras retardam a digestão e absorção dos alimentos.

 

- Tomar sempre água ao invés de sucos e refrigerantes, mesmo que os sucos sejam naturais e que o refrigerante seja zero açúcar.

 

- Prefira, sempre que possível, comer a fruta não processada, ou seja, a fruta inteira (ao invés de sucos, por exemplo), ainda com as fibras, o que retardará a absorção de seus açúcares naturais.

 

- Para não sentir muito a falta dos doces, é possível comer chocolates com pouco açúcar de adição, como os chocolates com 70% de cacau. Se a situação econômica da família permitir e for possível pagar um pouco mais pelo chocolate, passe a explorar o mercado dos chocolates mais amargos (com 70% ou mais de 70% de cacau) e, isso, tornar-se-á um prazer até o final da gestação. Agora, caso a situação econômica da família não permitir, é possível criar receitas sem o uso do açúcar, substituindo-o pelos adoçantes de forno e fogão e adicionando fibras alimentares sempre que possível (como as sementes de linhaça ou fibra de trigo), atividade que também pode ser prazerosa. Lembre-se sempre de avaliar a glicemia 2 horas após o consumo dos chocolates e sobremesas caseiras. A glicemia varia entre os indivíduos e é preciso experimentar e conhecer como o seu corpo responde a determinados alimentos.

 

- Procure se informar sobre a preparação dos alimentos que consome. Evite comer bife à milanesa, por exemplo, porque é utilizado farinha na preparação dessa carne. A maior parte dos molhos brancos, por exemplo, utilizam a farinha de trigo branca como espessante, o que deve ser evitado nesse momento metabólico específico.

 

- Evite comer em locais desconhecidos ou comprar alimentos prontos, porque é possível que contenha ingredientes que aumentem a glicemia (como farinhas).

 

- Nas refeições principais, consuma verduras e legumes. Isso, além de conter a fome, fará com que aumente a quantidade de fibras da dieta, retardando a absorção dos açúcares (ou carboidratos) da refeição.

 

- Busque aliados nos alimentos ricos em proteínas, como os queijos e peito de peru, e nos alimentos ricos em gorduras boas.

 

- Atente-se às porções das frutas, que também devem ser consumidas com restrições (até 5 porções, distribuídas ao longo do dia).

 

Oferecido esses pontos-chave para se alimentar bem durante a gestação,visando o controle da glicemia, vale ressaltar que seguir à risca as orientações nutricionais durante a gestação irá reduzir muito a chance de problemasassociados ao diabetes gestacional. Para uma situação metabólica similar ao diabetes gestacional, como por exemplo, o diabetes tipo 2, não se impõem as mesmas restrições quena gestação. Em longo prazo, a reeducação alimentar e a possibilidade de comer um pouco de tudo, sem restrições, trazem, comprovadamente, mais benefícios que malefícios à vida do paciente com diabetes tipo 2. No entanto, a mulher com diabetes gestacional deve se ater às restrições nutricionais durante as semanas que restam até o final da gestação (que irá variar entre as 16ª e 8ª semanas finais). Isso, porque é nesse período, ao qual nos referimos como “janela”, que órgãos importantes do bebê estão sendo formados e que o controle glicêmico tem importância não só para a redução de complicações no parto, como evitará que essa criança desenvolva doenças crônicas na idade adulta. Ainda, o controle glicêmico eficiente da gestante com diabetes reduz o risco de morte súbita do bebê nas primeiras horas de vida. No entanto, toda a população se beneficiaria se adotasse os pontos-chave mencionados acima.

 

Mais dicas sobre o diabetes gestacional para quem planeja engravidar, nesta sexta-feira no NutS!

 

 

Referências

ADA Guidelines Diabetes in Pregnancy GDM | NDEI.<http://www.ndei.org/ADA-diabetes-management-guidelines-diabetes-in-pregnancy-GDM.aspx.html>, acesso em 06 de junho de 2017.

 

Anon. Hyperglycemia and Adverse Pregnancy Outcome (HAPO) Study: associations with neonatal anthropometrics. Diabetes 2009; 58:453–9.

 

Bush NC, Chandler-Laney PC, Rouse DJ, Granger WM, Oster RA, Gower BA. Higher maternal gestational glucose concentration is associated with lower offspring insulin sensitivity and altered beta-cell function. J ClinEndocrinolMetab 2011; 96:E803-9.

 

Carmichael S, Abrams B, Selvin S. The pattern of maternal weight gain in women with good pregnancy outcomes. Am J Public Health 1997; 87:1984–8.

 

Coustan DR, Lowe LP, Metzger BE, Dyer AR. The Hyperglycemia and Adverse Pregnancy Outcome (HAPO) study: paving the way for new diagnostic criteria for gestational diabetes mellitus. Am J ObstetGynecol 2010; 202:654.e1-654.e6.

 

Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) <http://www.diabetes.org.br/profissionais/images/docs/DIRETRIZES-SBD-2015-2016.pdf>, acesso em 06 de junho de 2017.

 

Organização Mundial da Saúde (OMS). Hipergliemia na gravidez. Disponível em: <http://www.who.int/diabetes/publications/ Hyperglycaemia_In_Pregnancy/en/>. Acesso em 06 de junho de 2017.

 

Weight Gain During Pregnancy: Reexamining the Guidelines [2009] - PubMed - NCBI.

Please reload

Últimos posts

Raio-X do Alimento: Pinhão

July 1, 2020

1/10
Please reload

Tags