top of page
  • Foto do escritorClarissa T. H. Fujiwara

Mapa de feiras orgânicas



Quando se traz à tona o tema de agrotóxicos, o Brasil figura dentre os países que lideram o ranking mundial em termos de comércio e consumo. O elevado consumo de agrotóxicos implica em impactos proporcionais à saúde pública, segurança alimentar bem como na esfera ambiental.


A intoxicação, de forma aguda (como irritações de pele, olhos e náuseas) ou crônica (como o aumento no risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, doenças endócrinas e respiratórias e má-formação fetal), é um risco ao qual estão expostos os trabalhadores diretamente envolvidos com a agricultura e manipulação de agrotóxicos, riscos ambientais associados ao solo e água no entorno das fábricas de agrotóxicos e regiões de plantio e, é claro, a população que consome estes alimentos.


Não obstante, este panorama não deve de forma alguma desencorajar o consumo de frutas, verduras e legumes, mas pelo contrário, pensar sobre alguns dos caminhos que visem evitar maior exposição aos agrotóxicos – sendo uma destas formas consiste na escolha de alimentos orgânicos. Em relação ao mercado de consumo de orgânicos no país, parece existir de fato a preferência e intenção de compra por muitas pessoas de produtos orgânicos, caso fossem mais acessíveis economicamente e se houvesse mais canais de comercialização próximos de onde residem. De fato, hoje em grandes redes de supermercados é possível se deparar com gôndolas reservadas aos alimentos orgânicos. Contudo, os alimentos orgânicos ainda são mais caros em relação ao produto convencional e, segundo levantamento de preço de alimentos orgânicos feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em supermercados, as diferenças chegaram a ser até 463% superiores comparando-se com o preço dos mesmos itens comercializados em feiras.



Ferramentas tecnológicas e canais que fomentem e facilitem o acesso de orgânicos em todo o território nacional já estão disponíveis e, neste contexto, o Mapa de Feiras Orgânicas, idealizado pelo Idec, possibilita a busca rápida de feiras orgânicas, dentre outras buscas, como de cooperativas e de produtores orgânicos. O sistema é gratuito e identifica as feiras que vendem produtos orgânicos e agroecológicos – ou seja, que visam à sustentabilidade ecológica, econômica, social, cultural, política e ética - em todo o País. Por georreferenciamento, o usuário que acessar a página pode digitar o endereço de sua residência e então encontrar as feiras mais próximas. Adicionalmente, a busca traz informações como dias e horários de funcionamento, resumo de produtos comercializados, avaliação dos usuários e tabela referente aos alimentos disponíveis de acordo com a sazonalidade.


Website de Mapa de Feiras Orgânicas – www.feirasorganicas.idec.org.br



Para facilitar o uso da plataforma, o Mapa de Feiras Orgânicas também está disponível para celular (sistemas Android e IOS), fruto da campanha Brasil Saudável e Sustentável, do Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com o Idec. De forma análoga ao website, o aplicativo trabalha a partir da geolocalização e busca as feiras orgânicas mais próximas traçando as rotas para chegar à feira escolhida. Além disso, disponibiliza também leque de receitas.




» Para baixar basta clicar aqui.






Referências


Carneiro FF, Augusto LGS, Rigotto RM, Friedrich K, Búrigo AC. Dossiê ABRASCO - Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro, 2015.


Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Produtos orgânicos: preço mais alto em prol da saúde [online] Disponível na Internet via www.idec.org.br/em-acao/noticia-do-consumidor/produtos-organicos-preco-mais-alto-em-prol-da-saude. Acesso em 21de Maio de 2017.


Kim KH, Kabir E, Jahan SA. Exposure to pesticides and the associated human health effects. Sci Total Environ. 575:525-535. 2017.

Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags
bottom of page