• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2018 por NutS - Nutrition Science. Todos os direitos reservados.

Qual a diferença entre iogurte, bebida láctea fermentada e leite fermentado?

15/05/2017

Escrito por

Os produtos lácteos são considerados fontes de proteína e de cálcio e seu consumo, normalmente, estão associados a um estilo de vida saudável. Além disso, são práticos e acessíveis, por isso, ótimas opções para compor o café da manhã e lanches ao longo do dia. Entretanto, você já deve ter se deparado no mercado com uma prateleira lotada de diversos produtos lácteos e ficado na dúvida com relação ao melhor produto para levar para casa. A nomenclatura pode ser uma dificuldade na escolha dos produtos fazendo com que você se pergunte: “Qual a diferença entre iogurte, bebida láctea fermentada e leite fermentado?”

 

 

 

Estas são as principais diferenças entre esses produtos lácteos:

  • O iogurte é um leite fermentado a partir da adição dos lactobacilos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus que transformam o açúcar do leite (lactose) em acido lático.

  • O leite fermentado também é obtido por meio da fermentação do leite a partir do acréscimo de lactobacilos, normalmente os Lactobacillus casei e Bifidobacterium animalis.

  • A bebida láctea também é um produto fermentado, entretanto há o acréscimo de soro de leite.

O iogurte tem uma consistência mais firme quando comparado à bebida láctea que tem uma consistência mais líquida, além disso, as quantidades de cálcio e proteína do iogurte costumam ser maiores do que as presentes na bebida láctea.

 

O leite fermentado quando comparado ao iogurte mantém uma maior concentração de lactobacilos e seu consumo tem um papel na recomposição da flora intestinal, trazendo diversos benefícios à saúde. Além disso, o leite fermentado tem normalmente também uma maior concentração de açúcar. 

Please reload

Últimos posts

Atividade física, comportamento sedentário e sono dos pequenos - e o por quê de confiarmos no que diz a Organização Mundial da Saúde

February 19, 2020

1/10
Please reload

Tags