top of page
  • Foto do escritorStella R. Oliveira

Reconstruindo ideais sobre a alimentação

Sempre que uma festa ou evento social se aproxima costumo refletir sobre como as celebrações são sempre realizadas com comida. Há milhares de anos já haviam registros dela como atração central em festividades e como expressão da identidade cultural dos povos ao redor do globo.

Me pergunto então, o que seria da vida social sem a comida? O que seria do ser humano se comer fosse única e estritamente uma forma de nutrir o corpo? Se o alimento fosse apenas veículo de nutrientes e não também de emoções e de momentos compartilhados com pessoas queridas?

Infelizmente estamos vivendo tempos em que muitos já não conseguem ver o comer como algo bom, mas como um problema a ser superado. Restringir o consumo de determinados alimentos (às vezes inofensivos e muitas outras vezes essenciais ao bom funcionamento do organismo) ou fazer dietas que do ponto de vista nutricional deveriam ser classificadas como um crime contra a saúde pública são atitudes vistas como um remédio para a doença do comer “errado”.

Alcançar a “saúde” que reflete nos padrões de “beleza” impostos pela sociedade atual é motivo para tumultuar a relação do ser humano com uma de suas fontes de vida e causar um estresse muitas vezes devastador.

Creio que a arbitrariedade de algumas informações disseminadas sobre alimentação e a falta de ética na propagação de mitos alimentares com o intuito egoísta de beneficiar a si próprio sem a devida preocupação com a saúde alheia (e muitas vezes advindas de pessoas que sequer têm bagagem acadêmico-científica para opinar sobre o assunto), são fatores que estão levando a sociedade atual a “alimentar” algumas ideias que têm alto potencial para prejudicar nossa relação com algo tão essencial e importante para nós.

Precisamos colocar um freio nessa loucura...

Deixo então uma reflexão a ser feita: voltemos ao básico, comamos com nossas famílias e amigos, tenhamos refeições calmas e alegres com aqueles que amamos, preparemos nossos próprios banquetes e valorizemos aqueles alimentos que a natureza nos dá. Se isso não resolver todos os problemas relacionados à dieta, certamente deverá servir como pontapé inicial para melhorar nossa relação com a comida e reconstruir algo que estamos negligenciando às custas de ideais equivocados. ;)

Posts recentes

Ver tudo
Últimos posts
Tags
bottom of page