top of page
  • Foto do escritorKelly V. Giudici

Alimentação na quarentena da pandemia II: como explorar a criatividade?



Você se animou com as dicas da semana passada, mas ainda não teve coragem de se aventurar na cozinha? Confira algumas ideias simples para estimular a aventura indoors!



Não subestime seus utensílios e equipamentos!



Você tem aliados na sua cozinha, prontos para tornar sua vida mais fácil e sua receita mais rápida!


Batedeira e liquidificador. Com eles o preparo de tudo fica mais fácil: bolos, tortas, sucos, sopas, vitaminas... o céu é o limite.

Panela de pressão. Se tiver uma panela de qualidade e com o aro de borracha em dia, não tenha medo! Ela economiza tempo e é muito útil não somente para cozinhar feijão, mas também qualquer outro alimento (de vegetais a carnes). Mas lembre-se: NUNCA abra a panela enquanto ela ainda estiver pressurizada!

Micro-ondas. Ele não serve somente para descongelar e esquentar comida. Ele cozinha arroz, carnes, vegetais e até assa bolo! Explore suas funcionalidades!



Grill. Não serve só para grelhar carnes! Experimente preparar vegetais e sanduíches, por exemplo.

Processador (mixer). De molhos a temperos, de cremes e patês a vegetais picadinhos para alguma receita... explore mais o que o seu processador tem a oferecer.

Mãos! Você não tem os equipamentos acima? Isso não é desculpa! Nossas avós também não tinham, mas cozinhavam delícias assim mesmo! Para quem está desacostumado, bater uma massa de bolo sem uma batedeira pode parecer "duro" demais. Mas acredite, não é difícil! E, afinal, a ideia não era praticar mais atividade física?!





Comer com os olhos


Comemos não somente com a boca, mas também com os olhos! O visual da comida também é importante e influencia nosso apetite, conforto e bem-estar. Por isso, experimente atentar-se mais aos detalhes que fazem parte da refeição. Isto é especialmente importante para quem tem crianças em casa, e pode ajudar a estimular os pequenos a se alimentarem melhor.


● Escolha pratos e copos diferentes (quem disse que louças de “ocasiões especiais” não podem ser usadas no dia-a-dia? Na quarentena, faça de cada dia uma ocasião especial!)




● Se tiver, use guardanapos coloridos e estampados para alegrar a mesa;


● Sirva a comida de maneira mais "artística": colocando salsinha para enfeitar e temperar, usando uma forma de muffin para moldar a porção de arroz que vai no prato, picando frutas em formatos diferentes, salpicando canela no iogurte... misture cores e sabores!






Que tal preparar alguma(s) das receitas que o NutS já ensinou?


Compilamos nossas receitas já publicadas para facilitar a sua busca. É só clicar!


Salgados

Pipoca

Homus


Doces


Dica: está faltando um ou outro ingrediente? Adapte a receita ao que você já tem em casa e exercite a criatividade!


Então... fique em casa. E bom apetite!

Últimos posts
Tags
bottom of page